Fundação Maitreya
Notícias
  Fumar Reduz a Inteligência  13 Abr 2006

Tabagismo: Fumar torna o pensamento mais lento e reduz QI.
Segundo os especialistas da Universidade de Michigan, (EUA) o consumo continuado de tabaco torna o pensamento mais lento e reduz o coeficiente de inteligência (QI).
"Os resultados do estudo levarão os investigadores na área do alcoolismo a reavaliar a informação que têm sobre o impacto do tabagismo, por se tratar de um factor geralmente não ponderado nos estudos sobre os efeitos do alcoolismo no cérebro", disse ainda a principal autora do estudo, Jennifer Glass: "entre 50 a 80 por cento dos alcoólicos também fuma".
Os resultados do estudo contradizem a ideia comum entre muitos fumadores de que um cigarro os ajuda a concentrar-se ou a estar mais alerta, especialmente em momentos de muito trabalho ou stress.
Os estudos resultaram da analise e relação entre o consumo continuado de tabaco e a redução da capacidade mental de 172 homens alcoólicos e não alcoólicos.
Também confirmou a precisão de estudos anteriores, que ligavam o alcoolismo a problemas na rapidez e clareza da função cognitiva e a uma redução do coeficiente intelectual, mas constatou que o consumo continuado de tabaco tem um efeito semelhante.
Concluem os investigadores: "As consequências na memória, na capacidade de resolver problemas e no coeficiente de inteligência foram mais significativas nos indivíduos que fumaram durante anos". E ainda que "os homens alcoólicos que fumam têm uma capacidade de pensamento ainda menor, mesmo depois de ponderados os efeitos do álcool".



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 2/5/2024 às 22:10

© 2004-2024, Todos os direitos reservados