Fundação Maitreya
  O Efeito da Música no Cérebro  26 Abr 2006

A Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos) fez um estudo, que prova pela primeira vez, ser a música uma ajuda para melhorar a capacidade do cérebro distinguir, entre sons que mudam rapidamente e, que é uma das chaves para compreender e utilizar a linguagem.

Esta investigação, publicada nos Anais da Academia das Ciências de Nova Iorque, corrobora e explica estudos anteriores que já apontavam os benefícios cognitivos de tocar um instrumento.
"A novidade é que há um aspecto específico da linguagem (Ó) que se transforma nas mentes e cérebros das pessoas que têm conhecimentos de música", disse um dos investigadores, o psicólogo John Gabrieli.

O estudo confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, mas adaptável, o que significa que, com treino adequado, as pessoas podem melhorar a sua agilidade mental.
As crianças com dislexia ou outros problemas de leitura podem ser ajudadas se aprenderem a tocar um instrumento musical, porque isso melhora o processamento das palavras, indica o estudo.
Os investigadores fizeram o estudo com adultos, entre os quais um grupo que começou a tocar um instrumento antes dos sete anos e nunca interrompeu a prática, vários dias por semana.

Impresso em 3/5/2024 às 1:19