Fundação Maitreya
  O sono e os alimentos  07 Set 2006

São muitos os que padecem de insónias, devido a uma dieta deficitária e ao stress. Umas pequenas mudanças na rotina diária ajudam a maior equilíbrio físico, psíquico e espiritual.
Alimentos que induzem ao sono são, os alimentos ricos em triptófano, um aminoácido essencial para a produção de melatonina e serotonina de forma natural: as nozes, sementes de abóbora, de sésamo e o tófu.
Alimentos ricos em melatonina. Quando ingeridos aumenta os níveis de melatonina no corpo: nozes, banana, tomates, aveia e gengibre.
Alimentos ricos em vitamina B. A B6 contribui para o equilíbrio hormonal, a B1 cuida da saúde dos nervos e dá bom humor. Alimentos ricos em vitaminas do grupo B são os frutos secos, as bananas, os legumes e as acelgas.
Há alimentos e bebidas que convém evitar tomar à noite pois dificultam o sono.
Convém evitar o álcool de qualquer tipo, incluso em forma de preparado de plantas. O álcool aumenta consideravelmente o nível de açúcar no sangue: durante o sono libertam-se hormonas de stress que fazem que se desperte tenso e dificulte voltar a dormir.
Os alimentos ricos em açúcar ou em hidratos de carbono refinados podem provocar oscilações similares nos níveis de açúcar no sangue.
A cafeína. Convém reduzir a uma dose por manhã e durante o dia comprovar se outras bebidas ou refrescos contêm cafeína. Tão pouco tomar chocolate ao deitar.
A melhor forma de aumentar os níveis de melatonina de forma natural: buscando a luz do dia e expondo-se uns minutos ao Sol, moderadamente, a obscuridade e o silêncio durante a noite e, a prática da Meditação durante o dia e antes de dormir.

Impresso em 2/5/2024 às 19:29