Fundação Maitreya
  Exercícios para o coração  25 Ago 2006

Iniciar exercícios em idade mais avançada também beneficia o coração

Já foi comprovado que exercícios fazem bem ao coração, enquanto um estilo de vida sedentário pode ser importante factor de risco para doenças cardíacas. Mas poucos estudos examinaram o impacto dos exercícios sobre a saúde em diferentes idades. Agora, estudiosos demonstraram que é possível obter benefícios significativos mesmo quando se começa a exercitar depois dos 40 anos.

O epidemiologista Dietrich Rothenbacher, juntamente com os seus colegas da Universidade de Heidelberg, estudaram 312 pacientes - em sua maioria homens - entre os 40 e 68 anos que sofriam de doença coronariana e 479 voluntários saudáveis na mesma faixa etária. Os cientistas pediram que descrevessem seu nível de actividade física em vários estágios da vida: dos 20 aos 39 anos, entre os 40 e 49 e depois dos 50. Mais de 10% dos pacientes e 6% do grupo controlado admitiram nunca ter tido actividade física.

Quem praticou exercícios durante toda a vida tinha um risco de 60% menor de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com os sedentários. Porém, mesmo aqueles que se tornaram activos somente após completarem 40 anos exibiam uma probabilidade 55% menor de enfrentar problemas cardiovasculares, e aqueles que aumentaram consideravelmente sua atividade foram os mais beneficiados. Embora a técnica de pesquisa empregada esteja sujeita ao chamado "viés de recordação" - uma tendência, por parte dos voluntários, a estimar incorretamente sua dose de exercícios - os investigadores descobriram que as declarações dos entrevistados correspondiam bem com as medições da condição física e ainda melhor com o que o destino lhes reservava.

"Nossos resultados sugerem que um regime de atividade física mais intensa está inequivocamente associado a um risco reduzido de doenças do coração", escrevem os pesquisadores no relatório que apresenta as suas conclusões, publicado na revista Heart. "E a mudança de um estilo de vida sedentário para um mais activo - mesmo em idade mais avançada - também pode diminuir substancialmente esse risco".

Impresso em 2/5/2024 às 22:45