Fundação Maitreya
  Agostinho da Silva  04 Ago 2006

A Academia Brasileira de Letras homenageou Agostinho da Silva

No dia 3 de Agosto a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinalou o centenário do nascimento do filósofo e humanista português Agostinho da Silva (1906-1994).

A homenagem foi feita através de um debate com a participação de diversos intelectuais sobre o contributo de Agostinho da Silva, nomeadamente no período em que viveu no Brasil.

Natural da cidade do Porto, Agostinho da Silva viveu no Brasil desde 1947 período em que deixou Portugal devido às perseguições políticas, só regressando a Portugal em 1969.

Nos 22 anos que viveu no Brasil, participou na fundação de universidades e de centros de estudo, nos estados de Paraíba, Santa Catarina, Baía e Brasília.

Como representante do Brasil, cuja cidadania adquiriu em 1958, esteve n o Japão, Macau e Timor-Leste.

Durante esse périplo, fundou o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa , em Tóquio, o Centro de estudos Ruy Cinatti e o Centro de Estudos Brasileiros, ambos em Díli. Morreu em 1994.

Impresso em 3/5/2024 às 0:13