Fundação Maitreya
  Seminário de História Religiosa Contemporânea  03 Dez 2006

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA
2006-2007

Vai reiniciar-se o Seminário de História Religiosa Contemporânea que terá a sua primeira sessão no próximo dia 14 de Outubro sobre «Relevância do pensamento de Ernest Troelstsch (1865-1923) para a história e a sociologia das religiões» cuja introdução será realizada por David Soares.
Este encontro realizar-se-á das 10 às 13 horas, na sala Brasil, no piso 1 do edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II na Universidade Católica, em Lisboa. Como é sabido, estes encontros estão abertos a quem neles deseje participar.
O objectivo central deste Seminário é realizar um trabalho contínuo de formação no âmbito da História Religiosa Contemporânea, através de apresentações e da discussão de trabalhos de investigação, de temáticas e de metodologias, permitindo alargar os horizontes de reflexão existentes nesta área de estudos. Não se trata de um somatório de conferências, mas de um espaço de reflexão e de intercâmbio entre investigadores de diversas proveniências e com trajectórias diferenciadas. Sendo uma iniciativa aberta, pressupõe a participação de todos os interessados.
Junto se envia o programa previsto para as diversas sessões do Seminário durante o presente ano lectivo. Assinala-se também que, este ano ainda, o CEHR levará a cabo um conjunto de outras iniciativas que serão a seu tempo devidamente publicitadas, das quais se destacam: nos dias 24 e 25 de Novembro, Jornadas de Estudo no âmbito das comemorações dos 50 anos da Lusitana Sacra; e, no dia 14 de Dezembro, entre as 18h e as 19h e 30m, na continuidade de anteriores colaborações, conferência do Prof. Doutor Artur Cesar Isaia (Brasil) intitulada: «Espiritismo e discurso médico-psiquiátrico no Brasil na primeira metade do século XX».
Com os melhores cumprimentos e votos de bom trabalho,
O grupo coordenador dos Encontros
António Matos Ferreira
João Miguel Almeida