Fundação Maitreya
  Mesa-Redonda  15 Out 2006

Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica
Realiza-se na Faculdade de Letras do Porto 11ª Mesa-Redonda de Primavera, Março de 2007.

11ª mesa-redonda de Primavera
Porto, FLUP, 23 (sexta) e 24 (sábado de manhã) de Março de 2007

Organização do DCTP –FLUP
Em colaboração com SEFARAD – Associação Cultural

CRENÇAS, RELIGIÕES E PODERES:
DOS INDIVÍDUOS ÀS SOCIABILIDADES

Escreve Fernando Gil que “as crenças contêm uma pretensão ao conhecimento e lançam uma ponte entre o desejo e a acção.”
Essa acção processa-se evidentemente em múltiplos planos, sentidos e escalas, manifestando-se por exemplo em sistemas partilhados de crenças (religiões) mas também nos jogos contínuos de disputa de espaços de poder, quer dizer, de processos de agenciamento que buscam, por diversíssimas vias, de algum modo con-vencer os outros das crenças próprias, convocando-os para a acção dirigida, estabelecendo distinções, limiares e fronteiras: uma política.
Que mecanismos, por exemplo, levam e levaram à cristalização de múltiplas formas de sociabilidade que acabariam por desembocar, em alguns casos – mas apenas em alguns casos, uma parte ínfima e recente da história da humanidade – na soberania e no Estado?
Estamos conscientes da complexidade e imensidão destas questões, sobretudo num momento em que muitos já vêem a obsolescência do conceito de sociedade, tão ligada à fixação e à identidade do Estado-nação, numa época em que tudo se dissolve sob a égide da mobilidade, da circulação rápida do capital financeiro, da ideologia do indivíduo abstracto, enaltecido nas suas capacidades de auto-produção constante como inovador e empreendedor (teoria entendida como um valor que emparceira com o do dinheiro).
A mesa-redonda não procurará cobri-las a todas, nem de todos os ângulos (in)imagináveis, mas, como de costume, proporcionar o debate e lançar pontes de diálogo interdisciplinar (e, se possível, transdisciplinar) que sirvam de exemplo a formas de pensar (e de actuar) intervenientes – quer dizer, que sirvam para mudar alguma coisa.
Espera-se assim a colaboração de múltiplas disciplinas e departamentos, da nossa e de outras Escolas, bem como de colegas interessados, por forma a contribuir para continuar a dinamizar o substrato reflexivo de um Departamento – o de Ciências e Técnicas do Património – que, sem perder a sua identidade própria, o do estudo de “heranças”, de legados (que é sempre uma forma de os inventar ou re-inventar), os procura equacionar num contexto de “modernidade tardia” em que nos encontramos. Essa dinamização depende também cada vez mais, como se tem verificado, de parcerias com entidades exteriores à FLUP
Ver Programa na Agenda.

Informações: