Fundação Maitreya
  O mundo das estrelas  21 Dez 2006

O enxame de estrelas Pismis 24, que se encontra no centro da nebulosa de emissão NGC 6357, possui um objecto que se julgava tratar de uma estrela de massa muito elevada, talvez a estrela de maior massa que se conhecia. Imagens do Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) conseguiram separar esse objecto em duas estrelas. Observações adicionais, realizadas com espectrógrafos em telescópios terrestres, vieram ainda mostrar que uma dessas estrelas é um binário.
Quanto ao nosso Sol, o satélite Solar HINODE (Solar-B). Lançado a 22 de Setembro deste ano pela Agência de Exploração Espacial Japonesa (NAOJ), o HINODE deu-nos as primeiras imagens e promete mudar a visão e aprofundar o conhecimento que temos sobre a nossa estrela. O sofisticado satélite está equipado com três modernos telescópios solares que observam em diferentes comprimentos de onda do espectro: um telescópio óptico (SOT), um telescópio de raios-X (XRT) e um espectrómetro de imagem no ultravioleta extremo.

Impresso em 2/5/2024 às 21:09