Fundação Maitreya
  Oscilações de humor  12 Out 2008

O mau humor pode estar associado com a falta de exposição à luz solar.
Os cientistas têm identificado que existe uma relação entre a depressão mais comum no inverno e a química do cérebro, o que pode explicar porque algumas pessoas sofrem de mau-humor e depressão invernal. Esta desordem estacional, está associada com a diminuição do tempo de exposição à luz solar, mais comum nos dias mais curtos e escuros de inverno. Esta condição afecta milhares de pessoas no Reino Unido e países mais próximos aos pólos. Por outro lado é comum para as pessoas que moram em zonas tropicais terem melhor humor e energia durante os dias ensolarados e luminosos.
As desordens afectivas estacionais estão relacionadas com a falta de energia, a fadiga, o desejo de comer em excesso e a tendência a dormir muito, bem como com a depressão.

Num estudo da Universidade de Toronto (Canadá) concluído em 2003 verificou-se que durante o Outono e inverno foi detectada a actividade de uma proteína que bloqueia a serotonina (*), resultando em maior probabilidade do indivíduo sofrer de humor depressivo. Ou seja, quanto mais activa é esta proteína, mais baixos os níveis de serotonina no cérebro, maior dificuldade para o cérebro regular a química do humor. Assim, as pesquisas têm demonstrado que a luz tem um efeito directo na actividade de dita proteína reduzindo os sintomas depressivos no Inverno, particularmente quando há exposição da parte da manhã.

O Dr. Jonathan Johnston, um académico em neurociência da Universidade de Surrey disse: “Os dados indicam que existe uma correlação entre a proteína transportadora de serotonina com as horas de sol luminoso, embora o mecanismo de como isto aconteça ainda não tenha sido elucidado.”

(*) A serotonina é um neurotransmissor, envolvido na comunicação entre as células do cérebro (neurónios). Tem especial influência nos mecanismos do sono, humor e memória. Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais.

Baseado num texto de Conceição Trucom (química, cientista, e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida)...

Impresso em 18/4/2024 às 4:07