Fundação Maitreya
  Antimatéria isolada por cientistas  03 Ago 2011

Um grupo de cientistas anunciou que conseguiu manter átomos de antimatéria por mais de 16 minutos.
O grupo internacional de cientistas, a trabalhar no Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), na Suíça, publicou os resultados do seu trabalho, este domingo na na edição online da Nature Physics. Durante mais de mil segundos, 300 átomos de anti-hidrogénio foram mantidos estáveis e mapeados com precisão, para os comparar com o átomo de hidrogénio (matéria). O grupo já tinha conseguido um feito semelhante mas por pouco mais de um décimo de segundo.
A antimatéria é é idêntica à matéria, a não ser pelo facto de possuir carga oposta - por isso, as duas aniquilam-se, gerando uma enorme quantidade de energia, quando entram em contacto uma com a outra. Os cientistas acreditam que matéria e antimatéria terão sido criadas em quantidades iguais no Big Bang, sendo que hoje o Universo é feito apenas de matéria. É um mistério o que terá acontecido à antimatéria, e por que é que o Universo terá preferido a matéria à antimatéria.
A antimatéria é um dos grandes mistérios ainda não completamente compreendidos pelas teorias modernas da física.

Impresso em 26/4/2024 às 23:25