Fundação Maitreya
  Exposição - Do Tejo ao Sião  31 Jan 2012

Academia das Ciências de Lisboa

Dia 2 de Fevereiro

Do Tejo ao Sião: 500 anos de Relações Luso-Tailandesas.
Demonstração de Muay Thai e danças tailandesas.

A glória do passado da Tailândia e os 500 anos de relações luso-tailandesas é o nome da mostra que vai estar patente na Galeria de Exposições da Academia das Ciências de Lisboa, numa iniciativa que conta com a colaboração da Embaixada do Reino da Tailândia.
A exposição apresenta uma perspectiva da civilização tailandesa desde a pré-história até à actualidade, com destaque para as relações diplomáticas entre os dois países durante os últimos 500 anos. A chegada dos portugueses, oficialmente, data de 1511 e, constitui, sem dúvida, um importante marco histórico, pois faz-me pela primeira vez a ligação entre este reino e a Europa. São muito bem recebidos pelo Rei do Sião – Rama Tibodi II – e, de 1516, data a concretização do primeiro tratado de aliança e comércio entre Portugal e o Sião (Tailândia)

Todas estas temáticas serão abordadas com uma amostra de testemunhos arqueológicos, literários, artísticos e religiosos, não só da população tailandesa como também dos portugueses. Rodas da Sorte, bronzes, budas, peças “Sangkhalok”, máscaras Khon, taças Bencharong com tampa etc., e até o raríssimo e magnífico LIVRO DE HORAS DA CONDESSA DE BERTIANDOS (códice executado entre 1515 e 1530, presente de um desconhecido ao Infante D. Duarte, filho de D. Manuel I, na altura do seu casamento com D. Isabel, filha do 4º Duque de Bragança, em 1537) serão apresentados, entre outras raridades.

A mostra estará aberta ao público de 2 de Fevereiro a 30 de Março , de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita

Impresso em 28/3/2024 às 10:33