Fundação Maitreya
  Árvores sobreviventes à Idade do Gelo   24 Mar 2012

Algumas árvores da Escandinávia sobreviveram à Idade do Gelo, contrariando a tese comumente aceite de que todas as árvores teriam sucumbido à densa camada de gelo que cobriu a região.
Pensava-se que as actuais árvores coníferas existentes na Escandinávia descenderiam de espécies que migraram para o Norte, após o gelo ter derretido, há 9 mil anos atrás. Mas investigações recentes sugerem que algumas árvores sobreviveram no topo das montanhas, em ilhas ou em áreas costeiras, escapando à grande camada de gelo. Estas investigações foram publicadas no jornal especializado Science.
"A nossa investigação mostra que nem todas as árvores da Escandinávia têm os mesmos antecessores, ao contrário do que antes acreditávamos", explicou à BBC o professor Eske Willerslev, do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhaga. "Houve algumas espécies que sobreviveram à dureza do clima em bolsas que escaparam ao gelo, e depois, quando o gelo derreteu, conseguiram espalhar as suas sementes."
"Outras árvores árvores têm a sua origem nas zonas do sul da Europa. Assim, podemos referir-nos agora às espécies originais e às espécies introduzidas depois na Escandinávia."
DN

Impresso em 19/4/2024 às 0:23