Fundação Maitreya
  Celebração - Tord Pah Bah   11 Nov 2014

Budismo Theravada da Floresta - Ericeira

Tord Pah Bah - próximo Domingo 16 de Novembro

Na época das chuvas (Vassa), na Ásia, (período correspondente ao Verão na Europa) os monges comprometem-se a permanecer num determinado local durante três meses.

Reza a história, que no fim desse período, o Buddha permitiu que os monges procurassem tecido com o qual poderiam remendar o seu hábito antigo ou mesmo fazer um novo. Os tecidos que os monges recolhiam consistiam em trapos que haviam sido deitados fora. Com o passar do tempo as pessoas, apercebendo-se desta necessidade, começaram a pendurar tecido nas árvores para que os monges os pudessem 'encontrar'. O costume desenvolveu-se então de forma a que não eram deixados apenas pedaços de tecido nas árvores, mas também os hábitos já feitos. As pessoas viram aqui uma oportunidade de fazer ofertas de outros requisitos aos monges, como um gesto de suporte e apreciação da prática destes. Criou-se assim a cerimónia hoje chamada Tord Pah Bah, expressão tailandesa que significa 'oferta de tecido da floresta'. Nesta mesma cerimónia os monges oferecem palestras sobre o Dhamma, havendo também um período onde as pessoas têm a oportunidade de se encontrarem e falarem com os monges de forma mais informal. Neste evento torna-se bastante evidente a interligação da comunidade leiga com a monástica e de como ambas beneficiam desta dinâmica.
----------------------------------------------------

CONVITE

Convidamo-lo/a para a celebração do final do Vassa de 2014 dos monges Theravada em Portugal, no próximo Domingo dia 16 de Novembro de 2014.

Programa:

9h45 - Chegada ao Mosteiro (traga uma refeição para partilhar)

10h30 - Pedido dos cinco preceitos, seguido de cânticos

11h00 - Oferta de arroz (Pindapat)

11h30 - Oferta de refeição aos monges e almoço para a comunidade leiga

12h45 - Dignitário Representante da Embaixada da Tailândia oferece o tradicional hábito monástico

13h00 - 13h40 - Palestra por Aj. Vajiro

A partir das 14h00 - Conversa informal com os monges. Apresentação de documentários: ‘A via consciente’ e ‘Um dia em Amaravati’. Distribuição de livros e de calendários para 2015

--------------------------------------------------------

O projecto do Mosteiro Budista Theravada teve início em Julho de 2012, com a vinda de três monges da Tradição da Floresta da Tailândia - linhagem de Ajahn Chah - para Portugal. A ideia de estabelecer um Mosteiro desta linhagem em Portugal surgiu em 1989. Muitos passos já foram dados neste sentido e certamente muitos ainda haverá para dar. Durante alguns anos Ajahn Sumedho e outros monges desta tradição vieram a Portugal falar sobre o Dhamma, oferecendo palestras e retiros. Estabeleceu-se, posteriormente, um órgão legal para apoiar o Mosteiro – 'Budismo Theravada da Floresta - Comunidade Religiosa', tendo sido então feito um convite para os monges permanecerem em Portugal. Este ano, os monges passaram o seu já terceiro Vassa (estação das chuvas) no Mosteiro (Vihara) em Pinhal de Frades - Mafra/Ericeira.

O próximo passo a concretizar será adquirir um local adequado à construção de um Mosteiro com condições para albergar uma comunidade monástica maior e onde as pessoas possam passar temporadas, realizar retiros, praticar meditação, estudar o Dhamma e ajudar na rotina da comunidade. Para que este sonho se possa tornar uma realidade e assim estabelecer-se uma base mais sólida e permanente para todos usufruírem da prática do Dhamma no nosso país, necessitamos sem dúvida da ajuda de todos.

Bem Haja

O Sangha da Floresta