Bem-vindo
Marco Histórico - Saberes
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A
B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
A
  • Advaita Vedānta - O Advaita, não dualista, pode considerar-se a Escola mais profunda e representativa do Vedānta. No seu conceito de não dualidade, não existe distinção entre Brahman – Ser Superior e realidade Última – e Ātman, Ser individual, a Alma, sendo ambos idênticos. Seu fundador, Śaṅkara, considerado um dos grandes sábios da Índia, viveu no século VIII.

• Alhambra - Dominando a cidade de Granada, sobre uma colina, levantou-se um conjunto de fascinantes palácios, o último testemunho da presença islâmica em Espanha. Esses luminosos edifícios foram construídos com opulência e ricamente decorados, com esplêndidos jardins, por onde a água fluía generosamente, o que fez e ainda faz de Alhambra um verdadeiro encanto paradisíaco.
    Muhammad I, fundador da dinastia nazarí, em 1238 inicia a construção do primeiro palácio de Alhambra. Em 1333 no reinado de Yusuf I, continuarão a construir-se outros edifícios; o palácio de Comares, os banhos e as portas da Justiça, até à sua morte em 1354. Também Muhammad V, depois de alguns anos de desterro, recupera o trono e manda construir o palácio de Riyad, conhecido como o Palácio dos Leões. A 2 de Janeiro de 1492 Boabdil, rende Granada aos Reis Católicos e Alhambra começa a sofrer transformações. Depois de um largo período dominado pela ruína e esquecimento, e devido ao entusiasmo de artistas românticos pelas lendas e pelo exótico, recuperou-se Alhambra que se converteu de novo num cenário de sonhos (hoje para todos os que a queiram visitar), que seduz pela sua magnificência, perpetuando um símbolo vivo da beleza e da grandeza da arquitectura islâmica.

• Anjo - Palavra que vem do latim Angelus e significa um ser sobrenatural, benéfico. Geralmente associado como “mensageiro” e condutor dos homens bons. Em antigas civilizações encontram-se muitas referências a seres sobrenaturais que influenciaram os homens, e é na Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento que se fala de Anjos, com a mesma naturalidade com que se fala de Profetas e Messias.

• Rudolf Steiner Antroposofia - Foi fundada por Rudolf Steiner, cientista e místico. Depois de alguns anos de trabalho na Sociedade Teosófica, separou-se em 1909 para estabelecer o seu sistema: a Antroposofia. Rudolf Steiner, fala da evolução espiritual do homem através das civilizações. Dedicou-se ao estudo de plantas e de cristais como forma de cura. Desenvolveu uma pedagogia, uma agricultura e arquitectura orgânicas, uma arritmia, a partir da sua clarividência.

• Auroville Auroville - Fundação da cidade de Auroville em 1968, no sul da Índia, junto a Pondichery, inspirada nas ideias dos mestres Aurobindo e a Mãe. Da Carta da Fundação: “1. Auroville não pertence a ninguém em particular. Auroville pertence à humanidade como um todo. Mas para se viver em Auroville deve-se ser de boa vontade um servidor da Consciência Divina. 2. Auroville será um local duma educação infinita, de constante progresso e duma juventude que nunca envelhece. 3. Auroville quer ser uma ponte entre o passado e o futuro. Aproveitando todas as descobertas de fora e de dentro, Auroville brotará corajosamente para realizações futuras. 4. Auroville será um sítio de demanda material e espiritual duma corporização viva duma Unidade Humana actual”. Hoje é já uma realidade em firme expansão e aberta a novos aurovilianos.

“Livro dos Descobrimentos do Oriente e do Ocidente”
    de Pedro Teixeira da Mota