Bem-vindo
Marco Histórico - Saberes
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C D E F G H I J K L
M
N O P Q R S T U V W X Y Z
M
  • Mauryas - A dinastia dos Mauryas, 326-1 a.C. foi fundada por Candragupta que dominou toda a Índia do Norte até ao Afeganistão. Foi o primeiro unificador de vários reinos da Índia. Esta dinastia terminou depois da morte de Aśoka por volta de 73 a.C.

• Medici - Os Medici foram uma das famílias mais poderosas e influentes na vida política, social e cultural de Florença. Cosme de Medici que viveu entre 1394-1464 fez glória e fortuna, (formou a banca do povo) financiou a construção de alguns dos mais belos edifícios de Florença, bem como a reconstrução do Convento de S. Marcos, onde viveu Frei Savananrola e Frei Angélico.
    Seu filho, Lourenço de Medici, 1449-1492, continuou a sua obra e Florença conheceu a cúspide da grandeza cultural, onde coabitavam os poetas, os místicos, os pintores, os filósofos que a tornaram a capital do Renascimento. Polizziano, Botticelli, Savanarola, Pico della Mirandola, Marsilio Ficino e tantos outros, pertenceram à Academia Platónica, centro de Artes e Letras fundada por Lourenço, o Magnífico. Outros descendentes fizeram história tanto no campo religioso, (Papas) como no seio da monarquia em Itália e em França.

• Mogóis - Em 1526 entrou Baber, rei de Kabul, no Norte da Índia destruindo o exército do sultão de Delhi e fundou uma dinastia que acabou formalmente em 1761. A época brilhante dos Mogóis na Índia proporcionou o máximo esplendor à cultura islãmica, favorecida principalmente por Akbar, que tentou congregar na sua corte todas as religiões. Seu bisneto Dāra Shikot, o místico príncipe, deu um grande contributo mandando traduzir muitos Upaniṣads.