Bem-vindo
Marco Histórico - Seres
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C D E F G H I J K L M N O
P
Q R S T U V W X Y Z
P
  • Panikar - Raimon Panikar, doutor em Filosofia, em Ciências e em Teologia, foi ordenado sacerdote (cristão) em 1946. Deixou a Europa em 1954 e foi para a Índia, onde leccionou nas universidades de Mysore e Bangalore. América Latina, Roma e USA, fizeram parte de um percurso como professor em diversas universidades. É autor de mais de quarenta livros em que liga Cristianismo e Indianismo.

• Pitágoras Pitágoras - Nasceu em Samos, cerca de 572 a.C.
    Entre 560-540 a.C. Pitágoras viajou por diversos países desde o Egipto, Fenícia e Pérsia, contudo, pouco se sabe acerca destas viagens. Algumas fontes antigas dizem que na Pérsia se teria familiarizado com a doutrina de Zoroástro do Bem e do Mal, os governantes do mundo. Na Babilónia teria estudado aritmética e música, disciplinas donde criaria a ideia da harmonia da música das esferas. Para Pitágoras havia uma identidade entre os intervalos dos diferentes tons de uma lira e as distâncias dos planetas, de forma que estes ao moverem-se produziam uma harmonia.
    No Egipto havia acedido aos mistérios esotéricos e aprofundado os conhecimentos de geometria e astronomia, logo plasmado no seu célebre teorema.
    Por causa da ditadura de Polícrates, Pitágoras abandonou Samos e foi para o sul de Itália, Crotona, cidade da magna Grécia, onde difundiu os seus ensinamentos num período entre 540-530 a.C. Incitados por Cilón os cidadãos de Crotona assaltam a escola de Pitágoras. Morre pouco depois em 500 a.C.
    Legou-nos assim, a sabedoria dos números e da geometria, ciências, que contribuíram para o enriquecimento da Humanidade.

• Prigogine - Ilya Prigogine, de nacionalidade belga nasceu em Moscovo em 1917. Prémio Nobel da Química de 1977, desenvolveu trabalhos na área da termodinâmica, dos fenómenos irreversíveis, particularmente no referente à teoria das estruturas dissipativas. Estudou os clássicos passando pela História e Filosofia com uma sensibilidade apurada para a música, dentro da qual era um exímio pianista.
    Em sua livro "A Nova Aliança", demonstra preocupação na reconciliação da Filosofia - Religião e a Ciência. Para ele; «o materialismo clássico, o determinismo clássico, conduz a uma teologia, enquanto que a auto-organização, uma construção pelo interior, a questão de Deus coloca-se de outra maneira».