Bem-vindo
Marco Histórico - Seres
Para saber o significado da palavra desejada, clique sobre a primeira letra.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S
T
U V W X Y Z
T
  • Tagore - Rabindranāth Tāgore nasceu em 1861, no seio de uma das mais nobres famílias de Bengala, na Índia. Muito cedo ficou órfão de mãe e seu pai Devendranāth Tāgore, filósofo e poeta confiou a sua educação como a dos seus irmãos a preceptores que lhes impuseram rigorosa disciplina. Cedo revelou suas inspirações literárias e sob influência da mística vishnuita (devoção a Viṣnu) publicou os seus primeiros poemas com o título de Sandhya Sangit, contudo o seu livro mais famoso é Gitanjali.
    O grande ideal de Rabindranāth Tāgore situa-se na fraternidade universal tentando o entendimento e a cooperação entre o Ocidente e o Oriente e funda uma escola superior de Filosofia em Śāntiniketan, mais tarde transformada em Universidade para que o intercâmbio se concretize. Prémio Nobel da Literatura em 1913. Morre em Calcutá em 1941.

• Tilak - Śrī Swāmi Tilak Maharāj, talvez seja uns dos poucos representantes da tradição do Advaita-vada, que veio para o Ocidente transmitir a essência da sabedoria dos Upaniṣads e outros textos sagrados, não só através dos ensinamentos, mas sobretudo pela sua presença, pelo sua atitude. Swāmiji foi um vivo e autêntico exemplo do que pregava: a renúncia e a santidade. Renunciou à família, à profissão (Editor e Filósofo) e a todos os seus bens, para dedicar-se por completo à realização do Ser interno. Ajudou e inspirou com muita humildade, centenas de pessoas que encontrou no seu caminho. Deu duas voltas ao redor do mundo (Viajou à Nova Zelândia, Austrália, Fiji, Canadá, USA, México, América Latina toda e Europa.
    Swāmiji foi discípulo de Baba Bajrang Dasji Maharaja, Chichot Kera (Madhya Pradesh que fora um grande santo e sábio médico Ayurvédico, que morreu na idade de cento e doze anos. Swāmi Tilak morreu durante uma viagem a Espanha, em 11 de Maio de 1984.

• Tsong Khapa - Tsong Khapa é geralmente considerado como um dos grandes filósofos budistas de todos os tempos, que remodelou profundamente a religião e a Cultura no Tibete, no século XIV. Nasceu em 1357 dois séculos depois de Atisha na província de Amdo no Tibete oriental. Tsong Khapa lançou-se a reformar a prática budista no Tibete que havia perdido parte da sua pureza original. Notou um desleixo na prática e falta de disciplina moral, na qual acreditava ser essencial para o progresso espiritual. Revitalizou a tradição do Kalachakra, que ia desaparecendo e instituiu o festival de Monlam, uma festa de três semanas que se centra em actividades espirituais e que continua sendo o festival mais importante do Tibete. Em 1409 fundou o Mosteiro de Garden, onde instituiu um programa rigoroso de três fundamentos superiores de ética, concentração, sabedoria, junto com o debate filosófico. Foi a partir destas bases monásticas que se formou a escola Gelug. Gelug que significa “Forma de virtude”. É a mais moderna das quatro escolas budistas tibetanas e à qual pertence o actual Dalai - Lama