Nutrição
Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

O Vegetarianismo e os seus benefícios

de Lubélia Travassos

em 03 Jan 2023

Num passado muito longínquo o homem era passivo e vegetariano. Alimentava-se de frutos, folhas e raízes, ainda que a sua dieta não incluísse plantas proteicas por desconhecimento, pois não sabiam plantá-las. Há mais de dois milhões e meio de anos é que a dieta do homem mudou, assim que começaram a fabricar instrumentos e armas de pedra, que lhes permitiu incluir na sua alimentação a carne dos grandes mamíferos. Apesar da herança legada pelos nossos antepassados, hoje é felizmente possível fazer uma dieta rica em proteínas sem necessidade da ingestão de carne proveniente do sofrimento dos animais. Ser vegetariano exige mais cuidados e conhecimento de nutrição, mas também proporciona uma dieta (alimentação) mais saudável. E, pelo facto de exigir cuidados, o vegetariano tende a prestar mais atenção no que come e nos efeitos disso sobre o seu corpo, tornando-se desta forma num hábito mais salutar.

"Na verdade, todo aquele que espalhar a semente de morte e de dor nunca poderá colher amor e alegria".
Pitágoras

Vegetarianismo é o termo que se usa para o regime alimentar natural e saudável que não implica o sacrifício e morte de animais para a alimentação humana. Segundo a designação da União Vegetariana Internacional, «vegetarianismo é a prática de não comer carne, aves, peixes, e seus subprodutos, com ou sem uso de lacticínios e ovos». Por conseguinte, ser vegetariano significa não ingerir carne nem derivados de animais provenientes da sua morte. A origem da palavra “vegetariano” não deriva da alimentação vegetal, mas sim do termo latino “vegetus”, que significa “saudável, vigoroso, forte”.

Na nossa civilização ocidental, a maior parte das pessoas não sabe o que é ser vegetariano, e quando se fala nesta palavra, a primeira reacção delas é de que um vegetariano só come saladas. Puro e infeliz comentário! A comida vegetariana é muito mais diversificada e rica do que a confeccionada com carnes ou peixes e todos os produtos provenientes da morte de animais. Não incluo os produtos procedentes de animais vivos, porque para comê-los não é preciso sacrificá-los, tais como o leite e seus derivados e os ovos, que se não forem fecundados não dão origem ao animal.

Quando cito civilização ocidental, incluo também a influência da Religião Cristã, que predomina na maior parte do ocidente, e para quem, no presente, o vegetarianismo lhe é completamente estranho. O mesmo não se poderá dizer para a maioria da civilização oriental, incluindo várias religiões, em que o vegetarianismo sempre predominou desde tempos primórdios e faz parte do seu modo de vida natural.

Ser vegetariano não significa ter de fazer qualquer dieta ou sacrifício, mas sim seguir um modo de vida natural e mais puro, a fim de se obter uma melhor manutenção do corpo e do espírito. Não significa, igualmente, ter de fazer sacrifícios e exagerar, ao ponto de ser fanático, restringindo todas as gorduras ou coisas doces. Contudo, há que usar mas não abusar, pois tudo na nossa vida deve ser feito com moderação. Aliás, um bom vegetariano tem de saber que é preciso seguir um regime alimentar ponderado, que contenha as proteínas, hidratos de carbono, lípidos, necessários ao equilíbrio do organismo, que se encontram em muitos vegetais, leguminosas, grãos e frutos secos, além das vitaminas e minerais, que o ajudam a fortificar-se.

Não é raro encontrar-se um determinado número de pessoas que pensam que os vegetarianos são normalmente do tipo raquítico, ou melhor dizendo, têm de ser muito magros, pois se o fazem é para seguir uma dieta que os mantenha elegantes, e chegam até a interrogar-se como é possível uma pessoa mais desenvolvida ser vegetariana! Na verdade, nem todas as pessoas se desenvolvem geneticamente da mesma forma e obtêm uma estatura forte, quer sejam vegetarianos ou não. É curioso verificar-se que quase todos os animais de maior porte são vegetarianos e passivos, o que significa que se desenvolvem melhor do que os que são carnívoros e de índole feroz e agressiva. Temos como exemplo o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo, o gorila, o gado bovino, suíno e toda a classe de ruminantes, que são vegetarianos e em geral passivos. O mesmo pode acontecer com as crianças que são vegetarianas desde a infância e que mantêm uma alimentação equilibrada, onde predomine, em especial, produtos lácteos. Elas crescem e tornam-se jovens e adultos muito mais saudáveis e naturalmente adquirem maior estatura e são mais passivas.

Porém, há também aqueles vegetarianos que optam por esta dieta porque sabem ser uma maneira de viver mais saudável, mas não têm qualquer convicção espiritual. Fazem-no por simples culto do corpo e do seu bem-estar físico. Muitos conseguem até exagerar, tornando-se demasiado radicais, ao abusarem de uma alimentação desequilibrada só para exibirem uma boa forma física.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9  [Pág. Seguinte]