Sistemas Religiosos e Filosóficos
O Kali Yuga - a lei dos ciclos

de Lubélia Travassos

em 21 Jan 2024

(...anterior) Quanto aos cataclismos provocados pelo gelo, não se dão apenas pela repentina alteração dos polos, mas pelo abaixamento da temperatura devido às alterações das correntes mornas no mar, e das correntes quentes magnéticas do interior da Terra. As primeiras são conhecidas pela ciência, enquanto as últimas não o são. A camada de humidade mais inferior é de repente congelada, transformando subitamente vastas áreas de terra cobertas por várias camadas de gelo.

Assim como existem os pequenos ciclos de tempo, existem igualmente os grandes ciclos de tempo cósmico que regem a existência das galáxias, dos sistemas solares e dos Planetas. Sendo que o Ciclo do Universo é calculado em milhares de biliões de anos, o Ciclo das Galáxias em centenas de biliões de anos, o Ciclo dos Sistemas Solares em dezenas de biliões de anos, e o Ciclo dos Planetas calculado em unidades de biliões de anos, a unidade básica para o cálculo do Tempo Cósmico é o “Kalpa”, que perfaz 4.320.000.000 de anos, que estão subdivididos nos quatro Yugas, com as seguintes durações:

- Krita ou Satya Yuga, a Idade de Ouro – 1.728.000 anos
- Tetra Yuga, Idade de Prata – 1.296.000 anos
- Dvapara Yuga, Idade de Bronze – 864.000 anos
- Kali Yuga, Idade de Ferro – 432.000 anos

Todavia, dentro de cada um destes ciclos, repete-se a mesma ordem, isto é, dentro do Kali Yuga temos uma pequena Idade de Ouro, uma pequena Idade de Prata, uma pequena Idade de Bronze, e uma pequena Idade de Ferro, dentro da grande Idade de Ferro, que é, na verdade, o período que estamos a atravessar actualmente. Esses cálculos provêm dos Upanishads, da secção intitulada “Cômputos de Assuramaya”, que têm uma antiguidade imemorável.

De acordo com um texto extraído do II Volume da “Doutrina Secreta”, de Helena P. Blavatsky, cuja redacção original em sânscrito pertence ao Purana (livro antigo) de Vishnu (a Segunda Pessoa da Trimurti Hindu), escrita há 5.000 anos, o mesmo apresenta-nos uma descrição dos tempos do Kali Yuga:

«Haverá monarcas contemporâneos a reinarem sobre a Terra, reis de espírito mau e de temperamento violento, viciados na mentira e na perversidade. Eles infligirão a morte de mulheres, crianças e vacas; apoderar-se-ão do direito de propriedade dos seus súbditos [ou segundo outra leitura, cobiçarão as mulheres dos outros)]. Terão poder limitado …as suas vidas serão curtas, e os seus desejos insaciáveis… Povos de vários países, misturar-se-ão com eles e seguirão os seus exemplos; e, sendo poderosos, os bárbaros [na Índia], sob a protecção dos príncipes, e afastadas as tribos mais puras, o povo perecerá [ou, como diz o comentário; “os Mlechchhas estarão no centro, e os Árias na extremidade”]. O bem-estar e a religiosidade diminuirão de dia para dia, até que o mundo se torne completamente depravado… O património conferirá por si só a posição social; a riqueza será a única fonte de devoção; a paixão será o único laço de união entre os sexos; a falsidade será o único factor de sucesso nos litígios; e as mulheres serão usadas como objecto de satisfação puramente sexual… a aparência externa será o único distintivo das diversas ordens de vida. A falta de honestidade [anyãya] será o meio de subsistência universal; a fraqueza… a causa da dependência; a ameaça e a presunção serão substituídas para aprendizagem; a liberdade valerá como devoção …o homem rico será reputado puro… o consentimento mútuo substituirá o casamento; e os ricos trajes constituirão a dignidade… Aquele que for mais forte reinará… o povo incapaz de suportar os pesados ónus [khara-bhâra, o peso dos impostos] … procurará refúgio nos vales… Assim, na Idade do Kali Yuga a decadência prosseguirá constantemente, até que a raça humana se aproxime do seu aniquilamento [pralaya]. Quando… o fim da Idade de Kali estiver perto, descerá sobre a Terra uma parte daquele Ser Divino, que existe por sua própria natureza espiritual [Kalki Avatãra]… dotado com as oito faculdades super-humanas… Ele restabelecerá a justiça sobre a Terra; e as mentes dos que viverem até ao fim do Kali Yuga serão despertadas e tornar-se-ão tão diáfanas como o cristal.