Peregrinações
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

Entrevista - Lubélia Travassos

de Lubélia Travassos

em 27 Mar 2024

O Velho Testamento da Bíblia, foi escrito, elaborado e traduzido, após passarem muitas gerações, até que ficasse arquivado nas páginas da Bíblia, tendo sofrido muitas alterações e algumas interpretações erradas ou deturpadas. O seu início, a génese, relata-nos os primórdios da história, de uma maneira simbólica, pouco explícita, e por vezes absurda, que aceitamos como sendo a única verdade, por não conhecermos outra mais convincente. Quanto ao Novo Testamento, tal como nós o conhecemos, foi escrito por Quatro Evangelistas, que dizem todos a mesma coisa, cada um à sua maneira. Contudo, não falam na mensagem mais importante e original dos ensinamentos verdadeiros de Jesus, que foram omissos e destruídos, quando da estruturação da Igreja Católica, no Concílio de Niceia, no ano 325, pela convocação dos Clérigos Romanos e presidido pelo Imperador Constantino. A mensagem dos ensinamentos de Jesus, difundida pelos seus seguidores não agradava a Constantino, que temia o Verdadeiro Evangelho Humanista de Jesus Cristo, por revelar a verdadeira natureza compassiva de Jesus por todas as criaturas, e conter mensagens muito importantes para se ser um bom Cristão. Constantino gostava demais dos prazeres dos banquetes e da luxúria, e não queria que o povo o condenasse e seguisse a mensagem Essénia contrária aos seus interesses.

Sobre o Livro:
EVANGELHO HUMANISTA DE JESUS CRISTO PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO

1 – Qual foi o motivo da publicação e a mensagem mais profunda desta obra?

Para falar no motivo da publicação do livro “Evangelho Humanista de Jesus Cristo para a Salvação do Mundo”, e na sua mensagem mais profunda, terei de começar a dar uma breve explicação muito anterior à sua escrita e publicação.

Não nos podemos surpreender que tais ensinamentos tenham sido banidos, porque além da observância das diversas Leis Sagradas de lealdade ao verdadeiro Reino de Deus e aos Documentos Sagrados, ainda promulgava a não permissão da ingestão de carnes dos animais ou beber o seu sangue, assim como as bebidas fortes. O meu interesse pela Bíblia, Velho e Novo Testamentos já vem desde criança, porque gostava de ler a sua história, mas não concordava com os textos aceites, que tinha de seguir, com descrições que achava absurdas sobre a origem do mundo, do primeiro homem e mulher, pela muita violência, e sempre busquei a verdade e a justiça que a religião merecia. No que respeita ao Novo Testamento, sempre tive curiosidade em saber sobre os anos que Jesus tinha desaparecido, onde tinha estado, a cujas perguntas ninguém me sabia responder, em especial o padre da Igreja que costumava frequentar. Costumava fazer-lhe muitas perguntas, sobre várias passagens da Bíblia, e nunca obtive resposta para elas. Esta questão manteve-se sempre na minha vida, sem desistir, pois eu tinha a esperança de saber a verdade quando fosse adulta.

Já adulta, depois de ter tido conhecimento, na ST da Nova Zelândia, de um pequeno livro que falava nos Manuscritos do Mar Morto, o meu interesse começou a aumentar pela verdade tão desejada, pois já respondia um pouco à minha curiosidade sobre o Novo Testamento, e quando tive oportunidade fui a Israel, em 1995, onde estive quase um mês para investigar sobre os mesmos, tanto in loco, como no Museu de Israel onde estão depositados. Quando voltei para os Açores, comecei a escrever o livro sobre os “Manuscritos do Mar Morto”, e sobre as descobertas arqueológicas que foram muito significativas, assim como a mensagem dos Essénios, da sua comunidade espiritual e sobre a mensagem tão importante de Jesus, que nos foi escondida durante quase dois mil anos. Esses Manuscritos contêm textos que faltam na Bíblia, e que parece sempre fizeram parte dela. Publiquei o livro às minhas custas, em 1997, sendo que já me respondia a algo do que queria saber sobre Jesus, mas não era tudo.

No ano 2000 tive conhecimento dos Manuscritos, descobertos num Mosteiro do Tibete, nos fins do século XIX, em 1880, onde foram escondidos pelos seus autores, os Essénios, para fugir às perseguições, e à destruição da Biblioteca de Alexandria (§). Os Essénios, conforme o local para onde fugiam, adoptaram vários nomes, e também foram incluídos entre os budistas. Esses manuscritos, são constituídos pelo grande livro do “Evangelho dos Doze Consagrados, ou Santos, ou Evangelho do Homem Perfeito”, da autoria dos Essénios, e respondiam completamente ao que eu sempre procurei, embora não pensasse em publicá-los.

Porém, naquele ano de 2000 e seguintes, foi-me sugerido escrever este livro, uma vez que eu já tinha escrito sobre os Manuscritos do Mar Morto, e seria a pessoa mais habilitada para escrever sobre estes novos manuscritos descobertos num Mosteiro do Tibete, da autoria dos Essénios, que descrevem todos os textos mais importantes dos ensinamentos de Jesus que foram omissos no Novo Testamento. No entanto, após verificar o seu conteúdo e na grande responsabilidade da sua investigação para escrevê-lo, fiquei aterrorizada e achei-me incapaz de empreender uma tarefa tão difícil e vasta, na altura, que obrigaria a muita paciência e tempo. Talvez não fosse, também, o tempo ideal para expor um assunto tão delicado, que põe em destaque toda a estrutura da Igreja Católica, por isso fui sempre adiando a escrita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7  [Pág. Seguinte]