Peregrinações
Entrevista - Lubélia Travassos

de Lubélia Travassos

em 27 Mar 2024

(...anterior) Segundo os antigos manuscritos, todas as tradições mostram que Jesus foi educado no Egipto (§) e passou a sua infância e juventude com a Irmandade Essénia e outras comunidades místicas. Um dos exemplos do Cristianismo Esotérico, está num dos textos do livro Evangelho Humanista, como segue:

«Qualidades Humanas de Amor e Compaixão

Tem de ser dada à Humanidade a visão da consciência e da rebelião, e só então é que o homem se poderá tornar realmente Humanista. O homem é apenas humano por causa do nome, mas ele não é ainda humano, porque aquelas qualidades humanistas, que fizeram um homem humano, estão a faltar e são negligenciadas durante a sua vida. Elas não estão lá, a Compaixão para cuidar dos Animais e dos Humanos, por TODA a VIDA, não está lá, o Amor não está lá, a Meditação não está lá, a Oração não está lá, a Gratidão não está lá, a Celebração não está lá. Em resumo, Deus não está lá.

Qualquer Religião que não possua ou ensine as qualidades Divinas do AMOR HUMANO e a COMPAIXÃO por todas as CRIATURAS, ANIMAIS E HUMANOS, é uma RELIGIÃO FALSA!
Só a Compaixão é terapêutica, por isso, todas as doenças no homem são originadas pela falta de Amor e Compaixão. Tudo o que está errado no Homem está algures associado à falta de Amor e Compaixão. Ele não tem sido capaz de amar, ou não tem sido capaz de receber o Amor. Ele não tem sido capaz de partilhar o seu Ser. É a infelicidade que gera todas as espécies de complexos e doenças no seu interior. Essas feridas interiores podem aparecer de muitas maneiras, elas podem se transformar em doenças físicas, ou em doenças mentais, não obstante um homem profundamente abandonado sofre pela falta de Amor e Compaixão. Tal como o alimento é preciso para o corpo, o Amor e a Compaixão são precisos para a Alma. O corpo não pode sobreviver sem alimento e a Alma não pode sobreviver sem Amor e Compaixão. De facto, sem Amor e Compaixão, a Alma nunca nasce e não tem qualquer hipótese de sobrevivência.

O Amor Humanista é um requisito para se ser Cristão
Então, ao anoitecer, depois de acabar a Santa Ceia, Jesus permaneceu com os Doze apóstolos e continuou a ensiná-los, a Humildade e o Amor. E, Jesus disse-lhes: “Dou-vos, nesta noite, um velho Mandamento, mas, embora seja velho, será também novo para todos aqueles que provarem ser os meus verdadeiros Discípulos. Que é para se lembrarem, nos vossos corações, de se Amarem uns aos outros e a todas as criaturas de Deus”. “Porque vos digo: o Amor humanista é a realização da Lei Sagrada na Terra, em que o Amor é de Deus, e Deus é todo Amor. Portanto, todo aquele que não amar o seu próximo ou as criaturas de Deus, não conhecerá os Mistérios ocultos de Deus, por que Deus revela o Seu Repouso àqueles que o amem, e às Suas criaturas. Saibam agora, que estais limpos através da palavra que eu vos dei. Mas, saibam também que, por estas palavras, deverão TODOS os Homens saber, que vós sois meus Discípulos – mas, só se tiverdes Amor uns pelos outros, e demonstrardes Amor e Misericórdia por todas as Criaturas de Deus, se for, na verdade, e em especial, por aquelas que estão fracas e oprimidas e sofrem injustiças”.

Pelo que vos digo, que Toda a Terra está sobrecarregada de lugares trevosos e de actos de Crueldade, de Grande Dor e Amargura, devido ao Egoísmo e à ignorância do Homem”.
“Amai, portanto, aqueles que precisam da vossa Misericórdia e Cuidados, e Deus, Que vê tudo, Amar-vos-á da mesma maneira. Pois, o Deus Pai-Mãe atrai para perto de si aqueles que Amam as Suas criaturas e toma conta delas, mas Deus afasta-Se daqueles que não Cuidam nem Amam, dos Homens que se preocupam apenas com as suas próprias necessidades e não com o seu próximo ou com as Criaturas Inocentes de Deus”.