Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 5 de 5
Filosofia Científica

de Samir Bhattacharya

em 16 Mai 2014

  (...anterior) Afirmou:” Considero que a ciência é a minha religião, e acredito que, um dia, alcançarei Deus com esta religião” Quando acabou esta frase, foi-lhe perguntado como conheceu Deus, e o que é que considerava ser Deus, ao que replicou: ”Podem dizer que se trata de uma crença pessoal, mas se vos disser que beneficiei por acreditar em Deus, não poderão impedir-me de acreditar n’Ele, porque estou muito convicto de tal.”

Resumindo, gostaria de dizer que quem quer que viva nos grandiosos reinos da ciência é uma pessoa desapegada. Desapegada do mundo, no sentido em que a sua mente, a sua devoção, a sua concentração na grandiosa unidade da vida é completamente diferente das outras pessoas. Podem ser, ou não, pessoas religiosas, mas são filósofos. E os filósofos que mencionei levaram-me a compreender determinadas coisas importantes. A compreensão mais importante é que a unidade última das coisas, é que é o objectivo. E o Vedānta disse isso mesmo.

*Samir Bhattacharya, Cientista Sénior do INSA, Escola da Ciência de Vida, Visva-Bharati. Prelecção apresentada neste Instituto a 5 de Julho 2008.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®