Ordenar por:
Artigos 1 - 5 de 38
  [1]  2  3  4  5  6  7  8  [Seguinte]
Num passado muito longínquo o homem era passivo e vegetariano. Alimentava-se de frutos, folhas e raízes, ainda que a sua dieta não incluísse plantas proteicas por desconhecimento, pois não sabiam plantá-las. Há mais de dois milhões e meio de anos é que a dieta do homem mudou, assim que começaram a fabricar instrumentos e armas de pedra, que lhes permitiu incluir na sua alimentação a carne dos grandes mamíferos. Apesar da herança legada pelos nossos antepassados, hoje é felizmente possível fazer uma dieta rica em proteínas sem necessidade da ingestão de carne proveniente do sofrimento dos animais. Ser vegetariano exige mais cuidados e conhecimento de nutrição, mas também proporciona uma dieta (alimentação) mais saudável. E, pelo facto de exigir cuidados, o vegetariano tende a prestar mais atenção no que come e nos efeitos disso sobre o seu corpo, tornando-se desta forma num hábito mais salutar.
Data: 03 Jan 2023
A saúde e a alimentação de Maria Ferreira da Silva
A Meditação para além de ser uma prática espiritual, já que devolve ao Ser a sua ligação superior ou Divina, é sobretudo uma forma medicinal natural de preservar o equilíbrio físico e mental. Conservar a saúde, não só é um dever como constitui uma forma de autoestima e de autoconfiança, que passa também pela forma como se alimenta, já que o corpo físico e mente interdependem, e para um bom resultado das suas respectivas funções requer-se qualidade alimentar. A alimentação é um complemento à Meditação e um passo importante para o equilíbrio biológico. Assim, uma boa escolha alimentar passa pelo conhecimento das propriedades dos alimentos e da forma como se devem conjugar para serem ingeridos. Grande parte do mau estar mental (confusão e desânimo) é causado pela alimentação. As causas podem ser diversas, tais como, má conjugação de nutrientes, alimentos muito elaborados e fermentados que se tornam pesados e que são designados por alimentos tamásicos.
Data: 19 Out 2022
Ler  Ler
Do pouco que o ser humano pode argumentar conhecer, ele é talvez o expoente máximo dos organismos manifestados conscientes na Natureza, tendo uma estrutura, função e funcionamento que deixam perplexo qualquer indivíduo que dedique algum tempo de pensamento ao assunto. O seu corpo físico é um conjunto de células e microorganismos que trabalham em sincronia, em constante comunicação, e é desta comunicação e da sua acção conjunta e em uníssono que resultam todos os processos do nosso corpo, e todas as acções – mentais ou físicas – que levamos a cabo. O nosso organismo foi talhado para isto ao longo do tempo que mencionámos, e está preparado para se manter em constante equilíbrio interno e com o meio exterior de forma a salvaguardar a sua integridade.
Data: 14 Out 2021
Ser saudável de Miguel Ledro Henriques
A capacidade para a auto-regulação emocional é o factor central para atingir e manter aquele estado a que chamamos felicidade: o indivíduo, para ser absolutamente livre dos condicionamentos e influências externas não desejadas que arrastam a maioria das pessoas como papéis numa tempestade, deve descobrir e interiorizar que nós somos os únicos responsáveis pela nossa experiência. Isto é, as condições externas são o que são, e podem variar entre o paradisíaco e o infernal, mas a maneira como nós reagimos a isso é que tem impacto naquilo que pensamos, sentimos e somos, e aquilo que pensamos/sentimos/somos é o que determina as nossas circunstâncias internas e externas futuras. Portanto, o nosso nível de consciência e a nossa capacidade de auto-regulação emocional são, na verdade, os únicos determinantes da nossa experiência, do nosso presente e futuro, da nossa vida.
Data: 03 Ago 2021
O Sol, vitamina D, a saúde e a doença de Miguel Ledro Henriques
A exposição solar tem sido alvo de uma enorme atenção por este mundo fora pela sua dita relação com o cancro da pele (melanoma e carcinoma pavimento-celular), e as confusões relativamente à realidade têm tido como consequência que a população tem agora medo do contacto com o sol, evitando-o ao máximo e utilizando protectores solares quando evitar não é possível. Não é, no entanto, de todo, esta mensagem que a comunidade científica tem tentado passar, ou pelo menos acreditamos que não propositadamente, e a falta de exposição solar tem consequências graves para a saúde. O problema é de tal ordem que os mais recentes estudos indicam que cerca de 75 % da população têm défice de vitamina D, a vitamina produzida por exposição ao sol, sendo que este défice está envolvido no aparecimento de doenças cardiovasculares, doenças oncológicas, doenças metabólicas, neurológicas, auto-imunes e muitas outras patologias crónicas.
Data: 31 Jan 2021
registos por página