Apresentação do projecto de criação do Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta da Tailândia em Portugal.

Yellow pages

de Ajahn Jayasaro

em 28 Dez 2020

Quando era um jovem monge, por vezes, era difícil arranjar velas. Lembro-me de em certas ocasiões sair para uma clareira iluminada na floresta e ler os suttas à luz da lua. Era difícil de acreditar que alguma dessa incrível luz resplandecente viesse da própria lua, mas, na verdade, refletia o sol oculto. Este é o meu 40º Retiro das Chuvas como monge. Com o passar do tempo, os monges ocidentais tornaram-se mais bem conhecidos na Tailândia e até mesmo vêm a ter reconhecimento oficial. Como isto me aconteceu agora, lembro-me que o meu professor Ajahn Chah foi como um sol a iluminar a minha vida adulta. Se há algo na minha vida de meritório, está naquelas poucas ocasiões em que fui capaz de refletir a luz da sabedoria e de compaixão do meu professor, para benefício de outrem.

3/8/2019
Na vida diária os princípios chave com que nos comprometemos – começando com os cinco preceitos – têm de ficar acessíveis à mente. Isto significa que temos de nos familiarizar tanto com eles que veem à mente sem qualquer esforço. Não chega simplesmente estar consciente do que fazemos ou dizemos, mas temos de estar cônscios do que fazemos e dizemos relativamente aos nossos valores. Quanto mais refletimos nos preceitos, mais fluentes ficamos na sua aplicação.
Podemos criar as nossas próprias ‘cavilhas’ para a concentração. Por exemplo, podemos decidir não nos gabarmos, não nos queixarmos, não sermos sarcásticos. Podemos determinarmo-nos a nunca obter prazer no sofrimento de qualquer ser humano, independentemente do quanto achamos que possa merecer. Podemos fazer uma lista baseada nos nossos maus hábitos, memorizá-los e, a cada noite, verificar os sucessos e fracassos. Desta forma podemos desgastar gradualmente as faltas.

7/8/2019
O impulso para dar, partilhar e ajudar os outros é uma joia maravilhosa da mente humana. Mas este impulso tem de ser fortificado com a sabedoria para conduzir ao verdadeiro e sustentável bem-estar social daqueles que buscam ajuda.
Quando o professor da M.I.T Timothy Presto visitou um hospital na Indonésia rural, descobriu que oito incubadoras para recém-nascidos, doadas por organizações humanitárias, estavam desarranjadas, e o pessoal não sabia como as reparar. Dr. Presto e a sua equipe começaram a trabalhar num novo design que usasse partes de carro disponíveis localmente: luzes para aquecimento, para-brisas para ventilação, e baterias de motas para gerar energia. Se qualquer destas incubadoras se avariasse, o pessoal do hospital só precisaria de encontrar alguém que soubesse de carros para os arranjar – os princípios eram os mesmos.

10/8/2019
No outro dia recebi a visita de uma senhora idosa, que conheço há mais de trinta anos. Ela ronda os 85 anos, mas a mente ainda é viva e acutilante e tem a atitude calma e o bom humor de quem pratica o Dhamma há muitos anos.
Quando jovem teve uma brilhante carreira e era uma figura proeminente da alta sociedade. A sua vida teve uma volta radical e inesperada depois de ter conhecido Ajahn Fan, um dos grandes discípulos de Ajahn Man. Um certo dia foi continuar a sua prática meditativa num mosteiro da floresta, numa parte remota do nordeste da Tailândia e nunca mais voltou. Assim, passados quarenta e sete anos sente-se muito feliz com a viragem da sua vida.
Recordando, ela lembra-se como se sentiu, quando começou a ouvir os ensinamentos de Ajahn Fan – durante o dia, enquanto trabalhava, no que quer que fosse, sentia o seu coração a sorrir. Ao ouvi-la, pensava “Sim, é isso. É precisamente assim”. Esta alegria do Dhamma é uma coisa preciosa. Reconheçam-na e alimentem-na. É um verdadeiro refúgio.

13/8/2019
Ao confrontarmo-nos com a separação de algo ou alguém de que gostamos, a tendência natural é de consentirmos o lamento, ou de tentarmos vermo-nos livres dele. Ambas as reacções só pioram, tal como quando expomos uma ferida aberta à infecção. O caminho do meio entre os extremos da indulgência e da supressão permitem simplesmente reconhecer o sentimento de tristeza e perda como resultados normais da separação. Ao suportar com calma esses sentimentos desagradáveis, permitimos que cessem, sem interferências. Ao fazê-lo repetidamente, a frequência e a intensidade dos sentimentos diminuem. Por fim, tal como uma ferida que se manteve limpa, dá-se a cura.

17/8/2019
Em dada ocasião, no tempo do Buda, a monja Soma foi assediada por Māra, o próprio diabo. Quando ele tentou minar a prática, declarando que a iluminação era demasiado profunda para ser realizada por mulheres insignificantes, ela não se desconcentrou, replicando-lhe:
“Que diferença faz ser mulher, quando a mente está bem concentrada, quando o conhecimento flui firmemente por se ver com clareza e de forma correcta o Dhamma?