Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Tudo o que há para saber

de Miguel Ledro Henriques

em 26 Fev 2024

(...anterior)

Gostaria de tomar apenas mais alguns momentos para explicar como isto é útil no teu caso, com o desafio específico que atravessas de momento, e com qualquer outro que possa vir a surgir adiante na vida. Sabes, até ao momento em que se inicia este movimento, toda a experiência da vida tomou uma direcção, e através do processo espiritual a direcção vai ser totalmente invertida. Até esse momento, de uma ou outra forma, com maior ou menor intensidade, sente-se como se a vida nos estivesse a consumir, a obrigar, a confundir. Se conseguirmos ser honestos connosco mesmos, teremos de admitir que só há duas coisas das quais estamos absolutamente certos, que ninguém nos ensinou, não lemos ou apanhámos de algum lugar, e que ninguém nos pode tirar, de que ninguém nos pode convencer do contrário – existimos, e sabemos que existimos; por outras palavras, existimos, e estamos cientes de que existimos. Isto significa que a nossa experiência mais fundamental, que a origem de todas as outras percepções, que a raiz da nossa vida, é essa existência-consciência. E podemos facilmente discernir que a consciência pode ser ainda conceptualmente dividida em dois elementos – atenção e intenção. Consciência é atenção com intenção. Isto é fácil de compreender – há pensamentos, emoções, desejos, o corpo e sentidos, mas há ainda outra camada na nossa experiência, a mais fundamental, precedendo, sustentando e vendo todas as outras: o sentido de “Eu sou”, a sensação de Ser. Não a podes ver, tocar, sentir da maneira habitual – simplesmente sabes, directamente e sem qualquer espaço para dúvida, que “És”. Mas mesmo que não tenhas ainda a clara noção de que és consciência (à parte de personalidade, o nome que te deram, o corpo que vivencias), à medida que avançamos nesta exploração vais pensar que faz sentido, e sentir profundamente que assim é.

O organismo humano é uma tecnologia espectacular, a mais avançada do nosso universo conhecido – sempre que me ponho a contemplar este facto, todas as coisas que o nosso organismo faz, todas as possibilidades, sinto lágrimas de gratidão e espanto. Esta tecnologia funciona como um receptor, transformador e emissor de energia, basicamente como um aparelho de tv muitíssimo avançado – tanto os ensinamentos perenes como a física moderna provaram para além de qualquer dúvida racional que tudo aquilo que percepcionamos como matéria são puramente ondas energéticas, traduzidas em percepções sensoriais pelos nossos órgãos dos sentidos – que converte vibrações energéticas em imagens, som, toque, odores, sabores, e também emoções, pensamentos, desejos.

Desde o início da vida consciente, vivencias as coisas pondo a atenção nelas. Quando a atenção se estende através dos olhos, o que está a acontecer é que esticas um pedaço de consciência, um pedaço de ti mesma/o, através dos olhos, tocando um fenómeno vibratório do mundo, e traduzindo-o na imagem, emoção ou o que quer que seja que acabas por vivenciar. Para propósitos adaptativos, nos primeiros meses ou anos de vida a atenção estende-se para todo o lado, sem limites, sem restricções, sem condições, absorvendo o mundo tão depressa e profundamente quanto possível.
Há pouca intenção auto-consciente nessa altura, simplesmente vamos ao que surgir. Idealmente, iriamos com todo o nosso ser, toda a atenção, absoluta dedicação, à experiência que estamos a ter no momento, e depois deixá-la-íamos passar completamente, para mergulhar da mesma maneira na experiência seguinte. Se assim fosse, todo e cada momento teria um intenso, profundo e extasiante impacto até ao núcleo do ser. Cada som, cada imagem, cada onda de emoção, tocar-nos-ia como o mais belo e importante acontecimento das nossas vidas. De certa maneira, isto é o que acontece com a maior parte das crianças, e é por isso que parecem sempre tão despreocupadas, tão alegres, tão “na zona” – elas querem apenas brincar, não importa com o quê, pelo que tudo o que vem é maravilhoso. E elas aprendem a uma velocidade tremenda no processo de brincadeira – não é lindo, que a mais eficiente e duradoura aprendizagem aconteça precisamente quando se está menos preocupado e mais feliz?