Peregrinações
Os Padres no Tibete

de Estevão Cacela

em 08 Jun 2023

(...anterior) Os Lamas não trazem armas, «não-violência» cortam o cabelo da cabeça «rapam o cabelo em sinal de renúncia» alguns, mas poucos, deixam crescer a barba; o Rei a tem grande, e alguns cabelos dela lhe chegam à cintura, os quais, comummente traz envolto em alguma seda, e por festa os tira e aparecem, como fez no nosso recebimento; os da cabeça tem tão cumpridos, «típicos dos yogīs» que tem quase dois côvados; deles parece se preza muito, e os tem por insígnia de grandeza: porém disse-nos que tinha propósitos de os cortar como tivesse filho, que lhe sucedesse no Reino e que então se havia de recolher e deixar o mundo porque não queria que a morte o tomasse com eles, como morreu outro Rei seu antepassado e foi matéria de escândalo não cortar até àquele tempo os cabelos. Vestem-se todos os Lamas de umas meias cabaias que lhe cobrem o peito, deixando os braços descobertos, e o mais corpo até os pés trazem bem coberto com outro pano grande, servindo-lhe outro de capa; a qual nunca largam, nem andam em corpo. Queira Deus nosso Senhor pôr em todos os olhos de sua divina misericórdia, e trazê-los a seu divino conhecimento, fazendo que se aproveitem da mercê que lhe faz em lhe bater as portas com as novas do Santo Evangelho, para o que peço a V. R. outra vez a continuação das orações e sacrifícios de toda essa Província; e na bênção de V. R. muito me encomendo”.
“Deste Reino de Cambirasi, e casa deste Reino em 4 de Outubro de 1627. Filho em Cristo de V. R.”.
Padre Estevão Cacela.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10