Peregrinações
Os Padres no Tibete

de Estevão Cacela

em 08 Jun 2023

(...anterior) E perguntando eu a um destes Lamas em uma morte doutro que aqui morreu, se lhe puxava pelos cabelos antes de morrer se depois; se espantou muito da pergunta dizendo que puxar-lhe antes de morrer seria gravíssimo pecado. Depois de morto o homem repartem o que lhe acham pela mais gente, para que vá bem a alma na outra vida, e os que estão ausentes em a morte dos parentes trazem ao Rei as principais coisas do defunto, e o levam a fazer sobre ele suas deprecações. «O Bardo Thodol é o livro sagrado que se destina a ajudar aqueles que no curso das suas vidas terrenas não atingiram a salvação e desempenha um papel de guia após a morte, na viagem para o além. Estas passagens do Bardo Thodol são lidas pelo Lama com autoridade espiritual para ajudar o moribundo a libertar-se da terra ou já o defunto».

Deste modo pouco mais ou menos é o culto do Deus que adoram todos estes Reinos do Potente como entendemos do mesmo Rei e dos Lamas que aqui estão de todos estes Reinos. Fizemos todas as diligências de perguntas acerca do Reino do Catayo, e não temos dele notícia alguma por este nome, que é aqui totalmente não sabido; é porém aqui muito célebre um Reino que dizem ser muito grande, e se chama Xembala «Shambāla», e fica junto a outro que chamam Sopo, daquele Reino de Xembala não sabe este Rei que lei tenham e no-lo tem perguntado por muitas vezes. Deste Reino cuidamos poder ser o Catayo, porque o de Sopo é o dos Tártaros como entendemos pela guerra, que este Reino nos diz tem aquele Reino de contínuo com a China, acrescentando que o Rei da China tem mais gente: porém que a do Sopo é mais esforçada, e assim comummente esta vence os Chinas, o que tudo diz com o que é sabido da guerra dos Tártaros com as Chinas, e como Reino do Catayo seja muito grande e o único que fica por esta banda junto dos Tártaros conforme as descrições dos Mapas, parece podemos com alguma probabilidade cuidar ser o que aqui chamam Xembala.

«Contudo, Shambāla é um reino apenas espiritual que se encontra designado na tradição religiosa tibetana, e embora localizem uma região, não é manifestada ao nível físico, e por isso nunca encontrada. Alguns designam a região etérica de Shambāla no deserto de Gobi». Nem faz contra isto não haver aqui notícia do outro nome, pois nem a China nem a Tartária, nem o Tibete são conhecidos por estes nomes, dos quais não tem notícia; e a China chamam Guena, a Tartária Sopo e ao Tibete Potente; do caminho para o Reino de Xembala dizem muitas dificuldades; confio porém em o Senhor, que pois até aqui nos trouxe com os olhos naquele Reino, nos leve onde o vejamos demais perto, de modo que o ano que vem possa mandar a V.R. novas dele; não poderá ser irmos ambos o Padre João Cabral e eu, vista a resolução deste homem com que não passemos avante; e assim sendo Deus nosso senhor servido ficará aqui o Padre João Cabral nesta casa e igreja que o Rei nos faz, pregando o Santo Evangelho a esta gente com ajuda destes três que o Rei nos deu, e vendo juntamente o fruto que neste Reino se poderá fazer em as almas, para conforme a isto tratarmos do assento desta missão, e eu com a ajuda do Senhor procurarei passar ao Reino de Xembala, que pode ser ou nele, ou em algum dos que neste meio ficam nos tenha Deus nosso Senhor aparelhado ocasiões de maiores serviços seus avisando o ano que vem a V. R. de tudo o de que pudermos ter notícia.

Deu-nos este Rei os dois Lamas mais, que nos prometeu, um deles é de doze anos menino ingénuo, e de habilidade, e outro de dezanove, que tem particular aplicação em aprender o que se lhe ensina: a todos três vamos catequizando e instruindo nas coisas da nossa Santa Fé.