Biografias
Edward Burne-Jones

de Ana Sofia de Carvalho

em 29 Fev 2024

(...anterior) O movimento extinguiu-se por si mesmo no seu local original, dando lugar a uma ampla disseminação de outras, talvez menos exigentes, formas de observância e práticas religiosas.

Todo este processo induziu um forte impacto em Burne-Jones e a seu colega William Morris, que acabam por abandonar a via monástica e dedicarem-se às novas vias apresentadas pelas alternativas contemporâneas ao movimento Tractarian. É de salientar que ao lerem Thomas Carlyle e John Ruskin, dois dos mais influentes pensadores visionários cujos diagnósticos da vida contemporânea e experiência abarcavam o todo da sua Cultura, foi-lhes fornecido uma secular, apesar de não fora de religiosidade, versão da moralidade que eles haviam tocado no Tractorianism. Estes visionários viram Burne-Jones, o artista ou o escritor como um “herói”e, usando a noção de Carlyle, um mediador sacerdotal da experiência e realidade para os cidadãos do mundo moderno.
Estas estruturas morais e em muitas formas esta ética puritana de dever garantiram ao artista, a Burne-Jones e a outros, quer a obrigação, quer o poder de acalmar as depravações da modernidade. Os verdadeiros valores da experiência humana eram expressos vividamente e expostos claramente diante de todos nas suas audiências. A criação imaginativa do artista era um veículo que conduzia directamente ao coração da Realidade, colocando de parte as superficialidades do mundo. Pintar para a iluminação da sua audiência, a transformação da fantasmagoria da “vida real” nas realidades espirituais e valores que subjazem por de trás dela, tornou-se o seu propósito e ambição para o resto de sua carreira. Foi neste momento crítico do seu desenvolvimento que Burne-Jones encontrou pela primeira vez, o trabalho de um grupo de artistas e escritores cujas ambições correspondiam com o seu rápido e crescente senso de propósito, os Pré - Rafaelitas, e acima de todos Dante Gabriel Rossetti.

A dedicação de Burne-Jones ao mundo da arte, da contemplação e reflexão como princípios a serem vividos continua a falar às audiências hoje tal como o fez aos seus contemporâneos. A sua arte faz poderosas exigências ao estatuto e autoridade da pintura como um meio de compreender o mundo e de definir e promover valores que o mundo quotidiano raramente tem tempo para reconhecer. É verdade que a sua arte não coage o observador: ele não foi do tipo de artista de querer subir ao pódio: tranquila e persistentemente promoveu os valores que desejava ver estabelecidos na cultura.

A Arte é forte se providencia um espelho, um veículo para contemplação e reflexão, no qual Amor, Amizade, Devoção e Dever podem aparecer e serem proclamados e avaliados. Pela sua arte Burne-Jones inspira e restitui, mesmo ainda no nosso século, esta necessidade de buscar uma compreensão meditativa da vida.