Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 5 de 5
A Escrita Perfeita - Sânscrito

de Maria Ferreira da Silva

em 13 Jan 2024

  (...anterior)

Os Upaniṣadas, antigos tratados filosóficos de grande profundidade, que transmitem a extensa tradição literária indiana escrita em Sânscrito, enfatizam a busca da salvação do ciclo de vida e da morte através do conhecimento, da auto-realização e da noção da imortalidade – designa-se comummente como o final do Veda, o Vedānta.

A palavra Veda equivale em Sânscrito a “conhecimento divino” e em sentido mais abrangente significa ciência, da raiz vid “Saber”. Os Vedas designam as quatro grandes colecções (samhitās) de hinos sagrados dos quais o primeiro o Ṛg-Veda, é o monumento literário mais antigo existente na língua indo-europeia e uma das principais fontes da religião dos Āryas. Baseia-se nos saberes revelados aos sábios (Ṛṣis), sendo de tradição exclusivamente oral, e completam-se as colecções com o Sāma-Veda, o Yajur-Veda e o Athavarva-Veda. Os rituais eram a característica dominante da primeira religião védica, Mīmānsā, cujas múltiplas funções estabeleciam a ligação com os antepassados e desenvolviam as virtudes de verdade, justiça e rectidão. O Veda constitui o núcleo da religião Hindu, incluindo tratados de poesia, rituais e filosofia em Sânscrito.

Concluindo: à medida que a evolução dos povos se vai processando pelas alterações das circunstâncias, quer ambientais quer sociais, as filosofias e religiões também se reinterpretam e readaptam e, o Divino é redimensionado num ciclo contínuo, sendo este o suporte que alenta o ser humano. Na Índia encontramos sempre a tradição desses valores que renascem eternamente da Fonte Primordial.


1 – Actualmente as grandes regiões geográficas da Índia abarcam a Cordilheira dos Himālayas (§) (que compreende as fronteiras entre o Nepal e o Tibete), a Planície Indo Gangética, o Planalto do Decão e o Deserto de Tar (entre o Paquistão e a Índia). Partes do Afeganistão, o Paquistão e o Bangladesh são hoje países independentes.
2 - Os kṣatriyas, 2ª casta que se diz descendente dos primeiros reis divinos.
3 - Povo originário da Mongólia convertido ao Islamismo, descendentes de Gengis Khan. Aurangzeb foi o último imperador Mogol e morreu em 1707.
4 - Modernos investigadores situam-no num período anterior, correspondendo esta data a seu descendente.
5 – As venerações principais são a Viṣṇu e a Śiva.
6 – O Mahābhārata foi sendo composto ao longo de um período de 400 anos; entre o segundo século a.C. e o segundo século d.C., quando o confronto entre os Pāṇḍavas e os Kauravas já era lendário, memorizado em contos didácticos, religiosos e heróicos. Teria ocorrido segundo o calendário indiano no ano 3102 a.C., início da Era Kali-Yuga, porém por pesquisas mais recentes, mas ainda por confirmar, situam a batalha de Kurukśetra em 1400 a.C.
7 – Não falada, mas suporte de toda a escritura sagrada.
8 - Ṛṣis, seres de faculdades especiais que receberam os ensinamentos, o Veda de inspiração divina.
9 - Houve um notável trânsito do Vedismo ao Brahmanismo e ao Hinduísmo.
10 – Cf. Letra P.
11 – Indo-europeias – Línguas derivadas de povos e grupos que, originariamente provinham da região entre a Índia e a Europa. Foi William Jones (1746-1794) que estudou a relação entre o Sânscrito e as línguas europeias, mas foi Thomas Young que designou o termo indo-europeu em 1813.
12 - Cf. Jyoti Prasad Jain com a obra “O Jainismo - A Mais Antiga Religião Viva”. Publicações Maitreya.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®