Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Energia Divina

de Maria Ferreira da Silva

em 17 Ago 2023

Tendo como ponto de partida para o começo deste texto, ainda a visita do Papa a Portugal vou tentar elucidar um pouco sobre o que aconteceu aos níveis espirituais, mas também as razões da falta de responsabilidade ou até de espiritualidade da maioria da massa humana actual, onde o nosso País não foge à regra. É evidente que a evolução humana e espiritual vem sendo feita sistematicamente de geração em geração, e pode haver em certas ocasiões, um acelerar dessa evolução de uma forma colectiva ou mais abarcante, por um conjunto de razões e circunstâncias que abrange então milhões de pessoas ao mesmo tempo, tratando-se assim de uma Iniciação Colectiva.

Esta progressão na mentalidade humana, que conduz a mais inteligência-consciência tem múltiplos factores, pois implica a expansão da mente, e como a maioria das pessoas ainda não sabe fazer o seu trabalho espiritual de forma individual e consciente, a Divina Providência se encarrega de forma até inesperada, de dar as devidas lições a multidões, para que se religue a Deus. Este facto é desconhecido pela maioria das pessoas, que ignora o que a Alma vive aos níveis espirituais, noutros planos mais elevados da Existência.

Uma Iniciação Colectiva constitui um impulso espiritual dado a muitas Almas ao mesmo tempo “espargindo” energias vindas de planos superiores espirituais, que despoletam determinadas qualidades nos seres humanos. As Iniciações Maiores são dadas individualmente.

No livro, A Célula Divina escrevi: «O conhecimento de Deus resulta deste progresso humano e espiritual inteligente e, é óbvio, que ao viver-se numa esfera superior ficam ultrapassados os valores anteriores, bem como, todos os obstáculos que impediam a expansão do amor e da claridade mental a essa união, capacitando a outra dimensão de viver».

Por todas as razões e mais algumas que me possam escapar, eis o valor extraordinariamente importante, neste caso foi com o Cristianismo (noutras religiões pode passar-se o mesmo), este evento da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que contribuiu para a evolução do cérebro, da mente e da Consciência, criando assim impulsos de inteligência. São estes aspectos devocionais ou de fé que levam os seres humanos à evolução, conjuntamente com o altruísmo e a bondade. O aspecto religioso sempre existiu em civilizações sucessivas e vai evoluindo de mitos e lendas para uma compreensão mais espiritual e directa com o Divino, Absoluto ou Deus conforme queiram chamar. Naturalmente, que cada um “recebe” a Graça ou luz de acordo com a dimensão da sua “taça”.

Livro A Célula Divina: «Existe uma célula no cérebro humano que tem a lembrança de Deus, à qual chamo “Célula Divina”. Para que imerja essa memória sempre aconselhei a prática da meditação, que na sua essência tem um objectivo: limpar a mente para se obter a lembrança de Deus».
Naturalmente que houve uma grande divulgação por todo o mundo, das filosofias religiosas indianas baseadas na progressão espiritual, à qual milhares de anos explicam a evolução humana, e através da meditação chegar a um estado de perfeição, que contribuiu para manter a espiritualidade individualmente. Actualmente, também da parte da Ciência se encontram explicações mais lógicas, contudo, a Ciência faz crer que Deus não existe, e que a religião atrasa a inteligência ou cria obstáculos à racionalidade. Como estão enganados! Ao contrário está provado (pelos próprios cientistas) em investigações da Neurociência, que o lado espiritual ou religioso tem efeitos de bem-estar nas pessoas. Ora, isto tem razões que eles ainda não conhecem, sendo esta lacuna provocada, exactamente por não acreditarem que a ligação a Deus, seja de que modo for, é o maior impulso à inteligência-consciência. Este motivo devocional cria felicidade porque impulsiona a produção de substâncias no cérebro, como proteínas e vitaminas, tais a dopamina, a melatonina etc., estimulando certas glândulas, como a pineal e o baço.

Livro, A Célula Divina. «Investigações da neurociência concluem que algumas regiões cerebrais, como o sistema límbico e o lobo temporal, têm um papel fundamental em experiências místicas ou êxtase religioso. Por outro lado, também já reconhecem e com justificação, que a prática da meditação contribui para o equilíbrio físico e psíquico dos seres humanos, premissa que as religiões e filosofias orientais conceituam há milhares de anos.»

Porém, por mais que a Ciência se esforce e se arrogue não consegue substituir a religiosidade que se encontra em cada Ser. Que nos ajudem a compreender a matéria, isso sim é importante, mas não nos dá a ligação e a benesse da união com Deus.