Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Conhecimento

de Maria Ferreira da Silva

em 16 Jun 2024

Conhecimento é a correcta direcção das correntes de força da acção e da mente.
O processo de transmissão da força que vem desde o Espírito ao corpo físico, requer a necessidade de manter a pureza tanto física, como mental e psíquica para que essa força possa fluir ininterruptamente. No sentido psíquico esta afluência constitui a estimulação da Consciência e o desenvolvimento de poderes latentes no ser humano, que influencia desde o cérebro, a glândula pineal, até à base da coluna vertebral ou energia kundalini.

Cada Ser em cada encarnação reúne matéria para formar um novo corpo físico, mental, etérico e espiritual que vem de encarnações precedentes. Em relação à mente, vai-se formando certa mentalidade com o desenvolvimento cerebral, tipo de aprendizagem e ambiente intelectual, onde se capacita o cérebro a trabalhar nos seus movimentos cognitivos de forma natural, no sentido de fortalecer o pensar e direcionar, então, a mente nos objectivos mais elevados e no seu domínio.

O conhecimento mais do nível espiritual cresce com a própria realização, derivado da pesquisa individual ou interna, do estudo de temas que promovam a elevação de pensamento e actue como catalisador para a directiva divina, pois sem se crer em Deus, numa Mente Cósmica, ou num Absoluto, não tem sentido falar de espiritualidade.

Assim, o valor do conhecimento vem de si mesmo, daquilo que compreendeu ao longo da sua vida, quer vindo de acontecimentos bons ou de maus; é a sua própria experiência que conta. Ninguém pode dar a outrem a sua própria realização, pois ela é única. Também o conhecimento de Deus, só a própria pessoa o pode testemunhar, e a convicção desta realidade, também ninguém a pode negar.
Só se pode realizar espiritualmente com a consciência da convicção, quando existe conhecimento sobre o que é o caminho espiritual, o que ele desenvolve internamente e o seu resultado, pois se não, teria dificuldade em compreender as transmutações internas e as novas estruturas mentais derivadas de um acréscimo de inteligência - sem o qual passaria despercebido - nem acompanhar o seu próprio progresso rumo à transformação e à capacidade de conhecer por si mesmo, a sua escalada pessoal na integração no Divino.

Sem este conhecimento sobre as mudanças interiores, não daria importância à sua evolução quer humana, quer espiritual, nem saberia que tal é o caminho, o qual, se deve percorrer de forma consciente e convictamente, para então, se assegurar que está na via correcta. Importante saber o que um esforço no caminho espiritual provoca ou, o seu mérito, e o que resulta internamente da prática da meditação, onde a mente tem funções preponderantes para o conhecimento e consequente realização.

Com o estudo, a prática de meditação, devoção e fé desponta com maior força o amor incondicional, que qualquer praticante sente essa felicidade que o liga a Deus, e não precisa, perante esta realidade, do reconhecimento alheio, pois apenas aceita e se revê no reconhecimento das forças superiores ou Divinas.