Ordenar por:
Artigos 1 - 5 de 32
  [1]  2  3  4  5  6  7  [Seguinte]
Os Cereais de Ana Sofia de Carvalho
Passaram-se várias décadas até que os cientistas e nutricionistas se dessem conta de que a farinha refinada não é tão saudável como a integral. Os cereais integrais além de conterem fibra que é indispensável para o bom funcionamento do intestino, contêm também outros componentes que se prova serem de grande poder curativo e preventivo sobre as chamadas doenças “doenças da civilização” (câncer, diabetes, arteriosclerose, cáries dentárias). Tanto as massas como o pão devem ser de preferência integrais, pois se são refinados ficam desprovidos da maior parte do gérmen e farelo, o que os torna em alimento pobre em fibras, vitaminas do grupo B e minerais. Consumi-los com vegetais ajuda a equilibrar estas carências. Também enriquecer com levedura de cerveja ou de tórula e/ou gérmen de trigo é uma boa opção pois, estes produtos já são ricos em vitaminas, minerais e oligoelementos.
Data: 07 Abr 2019
Ler  Ler
A apetência do ser humano pelo doce sempre esteve presente, poderá dizer-se, mas antes de se ter inventado o açúcar (cerca de duzentos anos), este desejo e prazer de saborear algo doce era satisfeito de forma mais saudável: mel, frutas frescas ou secas. Nos nossos dias para satisfazer este desejo poucos são os que buscam estas fontes mais naturais, preferem os bolos, chocolates e outros alimentos Edulcorantes.Os Edulcorantes são bastante diferentes uns dos outros na sua origem e composição química, e só têm de comum o efeito de produzir o sabor doce. Se há os que têm poder curativo em doses baixas, como o mel (mas sempre consumido com moderação), também encontramos os potencialmente nocivos como os açúcares e os Edulcorantes químicos. Alguns Edulcorantes podem até causar a vida amarga a quem procura neles um doce prazer. Convém conhecê-los e usá-los com muita prudência.
Data: 04 Jun 2018
Frutos Secos de Maria
Os frutos secos são sementes de diversas plantas e árvores, que têm a característica culinária de poder guardar-se por largo tempo. Por isso se denominam frutos secos, embora na realidade não são secos, porque conservam ao máximo a sua frescura. Eles são alimentos completos e uma excelente fonte de fibra, vitamina E, magnésio, zinco, selénio, cobre, potássio, fósforo, biotina, riboflavina e ferro. Para além disso, os frutos secos são muito ricos em ácido fólico e por isso estão recomendados para prevenir doenças e contêm muitas outras substâncias como ácido elágico, flavonóides, compostos fenólicos e luteolina. Em comparação com outros alimentos são ricos em óleos e gorduras.
Data: 22 Set 2015
O Jejum de Maria Ferreira da Silva
No jejum, estando o organismo liberto da digestão, o fígado na sua função natural, produz glicose e envia a todo o corpo, no qual o cérebro recebe uma boa percentagem. Esta reserva no fígado dura algumas horas (24h), período em que o organismo vive das suas próprias gorduras e proteínas, fornecendo energia às células. Entretanto, a composição do sangue, hormonas, neuro-transmissores e subprodutos sofrem transformações químicas, permitindo que o organismo se regenere. Desta forma, é permitido ao cérebro readquirir o seu ritmo normal, sobressaindo então, um estado de acalmia mental. Esta reacção biológica, que resulta da supressão dos alimentos, liberta o corpo das tensões emocionais e energéticas, libertando a mente, que liberta simultaneamente, o coração. Daí advir não só a serenidade e clareza mental, como o amor se pode fazer sentir espontaneamente no coração, revelando estados mentais e espirituais latentes, como resultado da purificação corporal e mental.
Data: 17 Nov 2014
Saúde num pote de Lakshmi Balakrishnan
Com uma mudança de escolhas na forma de vida, medicinas tradicionais derivadas de raízes, folhas e caules hoje encontram novos seguidores por todo o mundo. No entanto, a Índia tem estado no coração de todo este movimento há séculos. Com os avanços na pesquisa clínica, medicamentos à base de ervas têm gradualmente ganho vantagem sobre o método principal da ciência médica na prevenção e tratamento. A Índia é frequentemente chamada de jardim botânico do mundo. Cerca de 6.000 das 45.000 mil espécies de plantas conhecidas na Índia são usadas para produção de medicamentos tradicionais. De acordo com o Centro Nacional de Ciências Biológicas, o uso de medicamentos à base de ervas da Índia remonta ao 2º milénio a.C.
Data: 28 Jul 2014
registos por página
  [1]  2  3  4  5  6  7  [Seguinte]
Copyright © 2004-2019, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.