Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Nutrição
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 4
A saúde e a alimentação

de Maria Ferreira da Silva

em 19 Out 2022

  (...anterior)
Também a ciência chega à conclusão de que a Meditação pode curar doenças, nomeadamente a hipertensão, um dos factores de risco da vida moderna para a saúde mental e para o equilíbrio nervoso central. A Meditação ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares, como reduz também a possibilidade de vir a sofrer de problemas cerebrais. Será assim tão difícil preservar a saúde?
Prevenir doenças passa por conhecer as causas que a elas levam. Sentar a meditar numa posição confortável e concentrar a mente é o meio pelo qual assenta a estabilidade física, mental e emocional (a maior parte das doenças são causadas pelas emoções excessivas); o ritmo cardíaco abranda, a respiração acalma, a energia ou prāṇa flui pelos canais internos desbloqueando tensões acumuladas nos centros nervosos, permitindo, lentamente, ao organismo começar a trabalhar a um ritmo normal, regenerando-se. Este é o ponto fundamental. A Meditação, desenvolve a consciência, pois passa pela vontade e pelo conhecimento de que a prática é para determinado fim, dando esta paragem do corpo e da mente oportunidade ao organismo de se regenerar, revigorar, depurar.
São estes requisitos, essenciais para manter a saúde.

Podemos resolver problemas ou nem mesmo chegar a tê-los, desde que sejamos conscientes de que o nosso corpo é o nosso templo e que devemos mantê-lo em bom funcionamento, pois a falta desta consciência barra todo o caminho do equilíbrio. A base para a saúde assenta na mente, já que é a forma como nos comportamos com nós próprios, que pode gerar, ora conflitos internos desagradáveis, ora instantes de felicidade, estados que vão influenciar os meios onde nos movemos, repercutindo-se infalivelmente no convívio com os outros. Se por uma paragem nas nossas acções, nos nossos movimentos, formos levados a repousar, a relaxar, a contemplar e a meditar, estamos a assegurar maior equilíbrio psíquico e físico e, ainda mais profundamente, se adicionarmos a componente espiritual.

Espiritual é aquele estado que resulta da busca pela realização consciente de si próprio, do seu Eu Supremo; o fio condutor para a iluminação e que leva à Unidade no Absoluto, onde se encontra a causa e a finalidade desta vida na Terra. Esse será sem dúvida, o grande impulso para alcançar o objectivo, de forma consciente, para o aperfeiçoamento das nossas capacidades humanas: mais Consciência, mais Inteligência, mais Amor, mais Alegria e mais Saúde.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2022, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®