Biografias
A Arte

de Utpal K. Banerjee

em 12 Mar 2007

(...anterior) Estes incluem desenhos geométricos, suástica, lódão, tridente, peixes, conchas, os marcos de passos da deusa Lakshmi, trepadeiras, flores e figuras parecidas com seres humanos.
As pinturas murais têm temas alargados que abrangem uma série de painéis. Além dos fins decorativos, estas também constituem uma forma de educação visual. As pinturas Madhubani de Bihar têm gravuras elaboradas de Khobar ghar (sala de núpcias) invocando a bênção de divindade para os recém-casados. As pinturas em paredes são um acto comunitário realizado por todas as mulheres de uma família ou de um grupo.
Em todas as partes da Índia do Norte, as figuras de Devi (deusa) são pintadas nas paredes e decoradas por mulheres casadas. Usam-se, nas pinturas murais de Rajastão, temas e dos contos heróicos dos Rajputes. As pinturas murais de Worli em Maharashtra representam a vida quotidiana. Outras pinturas murais comuns são a bar-boond (travessão e ponto de Kumaon, os relevos em reboco de lama e estrume de vaca de Himachal Pradesh, Pathachitra de Orixá e a arte de caligrafia Tughra (em árabe) feita pelas mulheres muçulmanas. Objectos pintados e decorados de cerâmica de Gujarat e Rājastan, ganifa (um baralho de cartas) de Orissa, pinturas em madeira em Tamil Nadu e Sikri recipientes de erva de Bihar entram na vida quotidiana em forma de pequenos objectos úteis.

As artes performativas na Índia têm feito parte da vida quotidiana, facto que se manifesta especialmente nos rituais de samaskaras, que estabelecem uma compreensão do caos de que a vida assim proclamando uma ordem em vida, provém e em que esta volta. Estes acontecimentos importantes, que iniciam uma época na vida de uma pessoa, indicam consagração e purificação, por meio de rituais, cânticos e canções, adulações e lamentações, assim colocando todas as pessoas juntas numa relação bem definida com a sociedade. Alguns samaskaras, apesar de todos terem existido desde a época védica, são mais prevalecentes do que outros. Mas todos têm cânticos, orações e canções que são escolhidos com alusão carinhosa à família e à natureza.
Na Índia, todos os dias são considerados como um ciclo de oito praharas (unidades de três horas), cada qual tendo a sua própria raga (melodia) na música clássica.
A parte da manhã tem canções devocionais para a alma pia bem como a arte yogica de Surya Namaskara (saudação ao sol). A parte do meio-dia tem muitas majestosas bandish (líricas) e a tarde é saudada com canções românticas, prosseguindo para ragas mais melancólicas de noite. A cultura popular está mergulhada em melodias e ritmos maravilhosos associados a serviços regulares de vida. Por exemplo, em Assam o povo dança a encantadora Vaisakhi Bihu para a sementeira, a Kartik Bihu para a transplantação e a Magh Bihu para a colheita.

Todas as regiões são representadas pelas suas próprias artes regionais. Assim, a Kathak (uma forma de dança) usa o véu em muitas maneiras encantadoras. Pelo contrário, a Bharatanatyam (outra forma de dança) não usa véu visto que não se usa no Sul da Índia. Observando mais cuidadosamente, flores não são furadas por agulha no sul mas são enroladas, o facto que é reflectido nos mudras (gesto) Kataka Mukha e Kartri Mukha em Bharatanatyam. Porém, Kathak tem o mudra representando a perfuração de flores por agulha como é usual no Norte.
De facto, todos os mudras emanam da natureza e das acções de vida quotidiana.
Nem todas as artes performativas são estilizadas mas reflectem o povo e o seu ambiente.
As artes tradicionais, ligadas a vida quotidiana, ainda não desapareceram devido à sua afinidade forte ao homem comum. Assim, o ritual de Kolam, feito com grande reverência e criatividade fora da porta pela dona de casa, ainda é uma obra bela. Os cavalos de Terracotta são ainda colocados como oferta votiva em templos de Bengala Ocidental. Têxteis e joalharia tradicionais ainda são trazidos durante casamentos e o enxoval de uma noiva ainda inclui os seus objectos de oração em toda a parte do país. O papel importante desempenhado pelos rituais religiosos, a que a maioria das artes são ligadas intimamente, assegurou a conservação da tradição e da beleza em muitas casas indianas. De facto, a mistura das artes e artesanatos em casa efectuou uma transformação cultural e uma nova relação entre todas as partes da Índia numa maneira notavelmente harmoniosa.

Cortesia da Revista India Perspectives