Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 8
Os Estoicos e os Jainas

de Maria

em 02 Abr 2023

  (...anterior) Templo Jaina

Tal como a doutrina Jaina na Índia, foi o ponto de partida para a recreação de outras filosofias, dizendo nós, que é a mãe (§) ou a base da religiosidade da Índia, com a doutrina Estóica passa-se o mesmo, no que concerne às filosofias posteriores na Grécia e no restante Ocidente. Ela é, de certo modo, una e universal e, podemos reconhecer que o seu âmago se encontra noutras filosofias. É como se os seus pontos de referência estivessem em toda a parte, e o seu centro em parte alguma, e podendo ser desenvolvidos e interpretados, de forma diversa, de acordo com as mentalidades e graus de consciência.

Tanto o Estoicismo como o Jainismo, são doutrinas austeras para o comum dos homens e, por vezes é necessário surgirem novos intérpretes capazes de organizarem sistemas mais diluídos e abrangentes. Assim fez Cleanto, e depois Epicteto, e é com base nesta filosofia que mais tarde, o Cristianismo vai absorver o mais puro desta doutrina, chamando-a sua e, daí em diante, apoiando a revelação cristã.

Também Mahāvīra (§), reformulou a doutrina Jaina tornando-a acessível à mentalidade dos homens na sua própria época, pois o Jainismo existia desde tempos remotos. Contudo, entre Mahāvīra e Gośāla (outro Jaina e contemporâneo de Mahāvīra), havia uma diferença de interpretação importantíssima, em que a doutrina pregada por Mahāvīra, dava a oportunidade e a esperança da libertação, através do esforço do homem, enquanto para Gośāla, o determinismo é a base (tal como para os Estóicos) e, só após muitas incarnações, o ser atingirá finalmente a libertação. Até lá, é um joguete do destino e, por mais esforço que faça na prática de virtudes, apenas contribui para a libertação que se aproxima; as virtudes só são praticadas quando se aproxima a libertação.

Buddha (§) também reage a esta implacável doutrina e procura tornar acessível a busca da libertação a todos os homens, pelo esforço e pela vontade. Ensinou como sair do sofrimento ou encontrar a fórmula de o superar, apelando à meditação como meio de chegar ao conhecimento de si próprio e, adquirir-se a consciência de que o sofrimento provém, verdadeiramente, dos nossos desejos. Não obstante serem o Jainismo, o Budismo e o Estoicismo, doutrinas encorajadoras para os que buscam a libertação, são porém, longínquas e incompreensíveis para aqueles que estão ligeiramente abaixo daquela condição superior de consciência, que originalmente acompanhou a instituição destas doutrinas, pelo alto pensamento dos seus autores. Perante princípios tão austeros, fica um estado de impotência e perplexidade, para aquele que ainda procura recompensas do mundo, como um bem supremo. Para estes, nunca estas doutrinas são aceitáveis, devido à incapacidade de as seguirem.

A sabedoria Estóica é fundada numa ética de ascese, tal como a maior parte das filosofias ou religiões, num esforço de elevação dos sentidos primários ou paixões. Sábio é aquele que experimenta uma verdadeira felicidade ao suportar tudo com coragem. O desprezo pela dor e pela morte, constitui o carácter mais nobre da filosofia Estóica e, implica a aceitação consciente dum grande sacrifício. Isto resulta dum reconhecimento da impermanência, considerada pelo imperador Marco Aurélio, tão importante, já que, «tudo que existe e acontece no mundo é instável, pois no abismo infinito do tempo se somem por encanto o passado, o presente e o futuro». Tal, encontramos no Jainismo e no Budismo que ensinam a impermanência da vida manifestada.

A ascese é uma filosofia e é uma forma de purificação, pelo esforço de reflexão e, implica a luta contra a paixão. A abstinência é um exame de consciência. Os Estóicos, nomeadamente Epicteto, acentua fortemente sobre uma ascese de espírito que consiste em combater as ideias falsas pela reflexão, a leitura meditativa, a interiorização e a indiferença a tudo que vem do exterior.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®