Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Banho de Luz

de Maria Ferreira da Silva

em 07 Ago 2023

A multidão de jovens na Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco inundou Portugal de Luz. Neste caso, foram os mais novos a darem lições aos mais velhos, de cidadania, de religiosidade, de fé, de ordem cívica e de educação. Há muito que os portugueses se desalinharam com a fé e crença em Deus, ou pelo menos não falam abertamente, como que envergonhados, pois a ciência e os ateus, que embora em minoria, propagam as descrenças, influenciando a restante humanidade ao materialismo e à secura espiritual.

Este banho de Luz que influenciou a todos e que terá repercussões óbvias daqui em diante, darão àqueles que deixaram de ter fé e que se deixaram levar à deriva, um mote de alinhamento com o Divino. Em tempos actuais, as pessoas até têm medo de falar da fé em Deus, uns porque a perderam, outros porque receiam serem mal vistos, como se a religiosidade fosse um cancro, e não uma segurança humana e espiritual na comunhão com Deus. Cada ser humano, no seu interior tem um sentir religioso, quer pertença a uma religião ou não.

Fiquei deveras surpreendida com o que apreciei, pois, vivendo em Belém, a Jornada veio ter comigo, mostrando-me que há ainda muitos crentes, e ao passar pelos jovens, que se movimentavam de forma ordeira, fui ouvindo falar de Cristo, de Deus, de amor e de fraternidade. Guitarras que embalavam os seus cânticos por qualquer espaço dos jardins, e até danças animaram estes peregrinos, uma boa percentagem vinda das mais diversas partes do mundo, mostrando como a sintonia e harmonização dos povos se foi fazendo através de uma inspiração comum, que é a fé e crença em Cristo e em Deus. Foi isto que os mais velhos, foram perdendo.

De louvar a boa organização, naturalmente em maior escala da Igreja Católica, dos agentes de segurança ou Polícia no seu todo e destes jovens civilizados, alegres, pacíficos e místicos. De ressalvar as equipas médicas em verdadeiros hospitais de campanha em diversos eventos para apoiar e tratar os peregrinos em casos de emergência
Estou certa, que esta lição de religiosidade tocou muitos corações, não no sentido da conversão, mas do retorno ao interior de cada um, reconsiderando o tempo desperdiçado no exterior em divertimentos para acharem a felicidade. Ela está tão perto, que é só acordá-la por um acto de vontade espiritual.

Naturalmente que para fazer a caminhada espiritual, o pode fazer sem pertencer a uma religião e é o que hoje fazem muitos crentes em Deus, mas o esforço é grande, pois é necessária a disciplina, a directriz constante espiritual e o apelo à meditação, por ex., para manter um aprumo e não se desviar do propósito. A religião acaba por ser uma referência do Divino. Na realidade, o que perdura e neste caso no Cristianismo é o seu núcleo, o Cristo e seu ensinamento, para além de todas as controvérsias da Religião Católica. A figura de Jesus continua a inspirar milhões de seres pelo seu exemplo de ligação a Deus e é sem dúvida este motivo, o centro da fé e da devoção.

Se a presença do Papa trouxe novas inspirações e desafios para TODOS, palavra chave que pronunciou de forma inclusiva a crentes e não crentes é de louvar, pois o ambiente de fé e devoção tocou muitos corações e mentes numa imersão na Luz espiritual.