Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Nobre pensar

de Maria

em 27 Jan 2009

Quando as condições de uma civilização ou de um país, oferecem os meios adequados para o povo viver de forma harmoniosa através dos recursos naturais e de baixo custo, não obrigando a grandes esforços de sobrevivência, pode estimular o desenvolvimento intelectual. Este, por sua vez, favorece a especulação filosófica resultando a criatividade do pensar, dando naturalmente a essa nação, uma cultura própria dentro da literatura, da arte, da ciência, da religião e da espiritualidade.

Se, de facto, as condições de vida são estáveis, permitirá que certos seres mais evoluídos mental e espiritualmente desenvolvam um trabalho mais criativo que se pode manifestar de diversas formas, seja no âmbito religioso, tal um reformador ou inovador de algum movimento, seja no campo literário e científico, seja na arte pela representação, pela pintura ou arquitectura e, tudo que possa abranger horizontes que extrapolem a simples materialidade e impulsionem a maior elevação de pensamento.

Por vezes, uma comunidade (grupo) vem com um fim designado de acolher alguém especial no seu seio, protegendo-o, muitas vezes inconscientemente (faz parte de um karma social colectivo) para que ele desenvolva a sua missão, pela qual levará a sociedade a maior evolução mental e espiritual. Não se trata propriamente de Avatares ou de Messias, mas de seres que, embora tragam evolução espiritual avançada, permanecem identificados com a própria comunidade ou núcleo social, pois é essa própria comunidade que lhes dá essa possibilidade, beneficiando-se ela própria a longo prazo, bem como ao próprio país. É desta forma que uma civilização avança; não só maior riqueza material (quando bem aproveitada) permite uma sobrevivência mais calma, como, e por esta razão, se desenvolve mais o pensamento criativo, fazendo evoluir a cultura de uma nação.

A nossa civilização, actualmente, vive sob certa ambiguidade de valores, pois se por um lado, parece que estamos numa recta evolutiva, única pelos avanços tecnológicos (caso das comunicações) e das descobertas científicas principalmente no campo da astronomia e medicina, por outro, vemos uma decadência humana tragada pela violência, crimes, terrorismo, drogas e álcool, desgastando a humanidade, onde todos sofremos as consequências. Se não é pelo crime violento, é pela corrupção, pela fraude fiscal, pela manipulação e por tantos outros factores degradantes que nos levam a viver o caos, confirmando-se que de facto, estamos a viver na era do Kali-yuga ou era do obscurecimento.

Não obstante, haver uma vanguarda de seres mais evoluídos espiritualmente, uma outra parte da humanidade caminha para a decadência, perdendo o fio condutor espiritual que a possa despertar da letargia mental, já que, como adormecida, sem consciência da ligação superior, vive numa grande confusão de valores. Enganam-se aqueles que se regozijam de que esta era da tecnologia e ciência assegura a evolução requerida para a humanidade, se não a completarem com os valores morais e espirituais. Compreende-se porque de tempos a tempos têm de “descer” à Terra Avatares para repor na humanidade os valores corrompidos por eras e eras. Naturalmente que Eles vêm pela necessidade...

Corre pelo mundo a frase dos “cientistas” (referida na crónica “Babilónia” Outubro/2008) de entre eles Richard Dawkins (também referido na crónica “Vida Original” de Maio/2008), um ateu, dizendo que Deus não existe, acrescentando o “provavelmente”, para não chocar tanto a sensibilidade dos crentes: obviamente, para eles não existe mesmo. Mas é compreensível tal propaganda no mundo, vindo dos Darwinistas (evolucionistas) que são aqueles que acreditam serem descendentes de macacos, segundo as suas próprias convicções, portanto, designando-se a si próprios como os “filhos de macacos”. Se assim é, “provavelmente” é porque não obtiveram ainda a verdadeira e consciente ligação ao divino ou acendido a “chispa divina”.

De facto, não há que ter receio de tal frase, pois a convicção de algo superior a nós ou de uma Inteligência superior a que chamamos divina, está no interior de cada um, e só cada um, a pode reconhecer, não havendo risco de ser contaminados pela dúvida ou mesmo pela negação: vem de uma certeza interior.
Mesmo que sejam poucos ou havendo ainda uma reduzida percentagem dos que realizam Deus dentro de si, já constitui um garante de evolução espiritual para que se cumpra algo do Plano Superior.