Bem-vindo
Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte
S T Q Q S S D

15 de Setembro de 2024

Sinfonia dos Mil de Mahler

Domingo,15 de Setembro 2024, às 17h - Terça-feira dia 17, às 20h

Sinfonia nº 8. Sinfonia dos Mil de Mahler

Veni creator Spiritus! Vinde, Espírito criador! Assim invocou Gustav Mahler na sua 8.ª Sinfonia. Assim aconteceu.
Todos os anos, depois de uma intensa temporada na direção da Ópera Estatal de Viena, Mahler (1860-1911) e a sua família mudavam-se para uma casa à beira do lago de Wörthersee, a mais de 300 km da capital austríaca. Nestes retiros estivais, Gustav mantinha uma apertada disciplina de composição que costumava dar bons frutos musicais.
No verão de 1906, a inspiração para a 8.ª Sinfonia foi fulminante. Mahler terá contado ao seu amigo Richard Specht: «Provavelmente, nunca trabalhei sob uma tal compulsão; foi uma visão que me atingiu como um raio. O total apresentou-se de imediato perante os meus olhos; eu só tive de o registar, como se me tivesse sido ditado…».
A 8.ª Sinfonia é uma obra original em todos os aspetos, a começar pelo facto de ter duas partes. A primeira é baseada no hino gregoriano Veni Creator Spiritus, usado no Pentecostes para celebrar a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. É um andamento de pendor religioso no qual a voz se mistura com a orquestra. O segundo andamento, mais longo, parte do poema trágico Fausto, de Goethe. A obra literária presta-se a uma adaptação quase operática, com todas as suas personagens individuais e coletivas e situações que culminam na redenção através do poder salvífico do Amor.
Graças à mestria de Mahler, o sacro e o pagão fundem-se numa monumental sinfonia que, por ocasião da estreia, reuniu mais de 1000 músicos, o que explica o subtítulo. A última apresentação pública de Mahler coincidiu com a estreia desta sinfonia, em setembro de 1910, numa apoteose que o consagrou definitivamente.

Magna Peccatrix Christiane Libor
Poenitentium Sílvia Sequeira