Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Em Especiais encontrarão temas que pela sua profundidade, merecem distinção e como tal são jóias preciosas para se guardar religiosamente no coração.

Arcanjo Solar

de Manuel Cavaco Nunes

em 21 Out 2021

Eles são Seres espirituais que foram destinados a passar pela experiência da matéria, tornando-se mortais, materiais, o que deu origem à lenda Cristã dos Anjos Rebeldes ou Caídos. Contudo, o seu líder, Sanaka, é o protótipo de São Miguel e dos demais Arcanjos, e as interpretações esotéricas da lenda dizem que a sua "revolta" constitui-se na simples recusa de procriar, como ascetas virgens que eram, escolhendo favorecer a humanidade a partir dos planos invisíveis, e deixando a geração das formas materiais para entidades menos evoluídas. Eles são uma classe de arupa ou Pitris solares.

O ARCANJO SOLAR E KABALÍSTICO MIGUEL

1. INTRODUÇÃO

Os Kumaras (em sânscrito: ku, com dificuldade; mara, mortal) são, segundo a Teosofia, os Seres que deram ao Homem a sua Alma Imortal, a consciência divina. A palavra significa literalmente "menino ou adolescente que não passou dos quinze anos", e, em sentido figurado, quer dizer puro ou inocente.

Eles são Seres espirituais que foram destinados a passar pela experiência da matéria, tornando-se mortais, materiais, o que deu origem à lenda Cristã dos Anjos (§) Rebeldes ou Caídos. Contudo, o seu líder, Sanaka, é o protótipo de São Miguel e dos demais Arcanjos, e as interpretações esotéricas da lenda dizem que a sua "revolta" constitui-se na simples recusa de procriar, como ascetas virgens que eram, escolhendo favorecer a humanidade a partir dos planos invisíveis, e deixando a geração das formas materiais para entidades menos evoluídas. Eles são uma classe de arupa ou Pitris solares.
[Wikipédia - Blavatsky, Helena. Glossário Teosófico, Editora Ground.]

Os Arcanjos dos quatro Elementos são: Uriel - Terra, Gabriel - Água, Rafael - Ar e Miguel – Fogo. O Fogo é o mais evoluído dos quatro Elementos:

FOGO: Corresponde à vontade, às mudanças, às transformações, para criar, imaginar e idealizar, e aos elementais Salamandras. O fogo representa a energia vital, universal, relacionada com a vida irradiante, que dá vontade de viver, e transmite calor e luz. O Fogo está associado ao Espírito Puro. O Logos Solar, o Fogo Cósmico, o Fogo Solar, a Chama Sagrada ou Trina. Relacionado com o Fogo está o Arcanjo MIGUEL - O Perfeito de Deus.

Os cinco elementos da natureza correspondem, respetivamente, aos cinco sentidos, ou seja, o Éter (quinto elemento) ao ouvido, ao Ar, o tacto, ao Fogo e à visão, a Água ao paladar e a Terra ao olfato.

E que são responsáveis, perante o Logos Planetário, pela correcta manipulação daquelas forças e agentes construtores que introduzem os Egos certos dos diferentes raios, nos tempos e estações corretas. (Iniciação Humana e Solar – AB. D.K.)

Os Quatro Marajás conectados com o Carma, da Humanidade, do Kosmos e do ser humano são: o Sol (ou o seu substituto Miguel), a Lua (ou seu substituto Gabriel), Mercúrio (ou o seu substituto Rafael) e Vénus (ou o seu substituto Uriel). (Astrologia Esotérica)

São Miguel aparece nas Sagradas Escrituras, em particular no Livro de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse.

O seu nome deriva do hebraico Mi-ka-El, que significa “que é como Deus?”

A iconografia popular representa-o como um guerreiro de armadura, empunhando uma espada ou disposto a trespassar um dragão, com uma lança, que simboliza o Diabo.

2. SÃO MIGUEL ARCANJO

SÃO MIGUEL Arcanjo, tem um importante destaque entre os Arcanjos de Deus. Ele é conhecido como Príncipe dos Arcanjos, além de ser assim considerado nas tradições do cristianismo, do judaísmo e do islamismo.
A sua representação faz-se, normalmente, na forma de um guerreiro, com armadura, espada, envolvido na chama azul protetora e uma balança na mão, representando a justiça, ou com vestes vermelhas, e asas brancas exuberantes.
Em hebraico, o seu nome significa aquele “Que é como Deus” ou “Semelhante a Deus”, mostrando a sua importância. Ele é o chefe das Milícias Celestiais.
O seu Ponto Cardeal é ao Sul e o seu elemento o Fogo. Do nome Sagrado de Deus, a sua letra é YOD.
Miguel Arcanjo é um Guerreiro da Luz, responsável por enfrentar e expulsar o anjo rebelde dos céus.
Ele é o Guardião protetor dos homens e responsável por receber as almas dos homens no Céu.
Entre as suas missões está a de proteger e combater o mal, de purificar os lugares e as pessoas, além da principal, que é transmitir aos homens mensagens de paz, amor e beleza.
O Arcanjo Miguel tem a sua regência no Elemento Fogo, representa o Ponto Cardeal Leste e simboliza a coragem, a força, a proteção e a verdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8  [Pág. Seguinte]