Peregrinações
Dhamma Talk - Palestra

de Ajahn Sumedho

em 29 Abr 2006

(...anterior) Portanto, isto para mim, não foi um amor romântico, não foi sentimental. Neste sentido o amor incondicional aceita tudo... percebem, sem condições. Não é como “eu amo-te só quando te portares bem, ou se te comportares decentemente e não humilhares nem envergonhares a família” (ri).. “mas quando fizeres coisas de que eu não gosto eu já não te amo mais”. Mas é possível pensar dessa maneira “eu já não amo mais quem fala mal sobre mim, quem espalha rumores, quem me calunia com má fé, quem me maltrata...” e então “eu já não te amo mais.” Ou outras condições para não se gostar, são por exemplo situações em que me insultam e que estão a abusar de mim... eu não consigo gostar dessas pessoas nesse momento. Mas se eu reconhecer e estiver ciente de que mesmo por debaixo dos meus gostos e antipatias que surgem e esmorecem conforme as condições, está este Amor incondicional, pode-se cultivar a prática de Metta (amabilidade-bondade) ou Amor incondicional. Quando se pratica Metta connosco próprios e vamos ter com os outros, podemo-nos tornar de certa forma demasiado sentimentais ou mimados, eu admito, algumas formas de comportamento podem-se tornar insatisfatórias para mim...mas e se fôr só simplesmente um tipo de simpatia verbal e pretenciosismo sentimental? Portanto, e é aqui que se pergunta, afinal de contas o que é que na realidade é Metta? Quando nós realmente investigamos o uso de Metta, na realidade é aceitar todas as condições...tudo assim tal como é, sem o gostar ou deixar de gostar... não tem nada a ver com aprovar ou desaprovar. Assim nós emitimos Amor para o Senhor da morte, para os Demónios, assim como para os Anjos (§), os bons e os maus. Não é uma questão de mais Amor para o Anjos e só um bocadinho para os Demónios (sorri), ou uma questão de percentagem ou de quem merece. Quem será que merece o meu Amor?..obviamente, os Demónios, vou ser decente com eles e talvez lhes dê 1%” (ri)...e isso não é incondicional, ou será que é? É ser simplesmente sentimental...e é entrar mais uma vez naquele modo “tu mereces mais que aquela pessoa” e então entra-se em maneiras de ver pessoais, opiniões, gostos e preferências por aí fora. Portanto, Amor incondicional, é esta habilidade para aceitar e isso é para fazer durante a própria meditação, no agora, quando estiverem com plena atenção e a experimentar emoções desagradáveis...tentar simplesmente cultivar esta habilidade para aceitar a sensação, este sentimento...esta raiva ou ressentimento, ou ciúme ou medo...seja lá o que fôr, sem condições. Nem sequer é uma questão de aceitarmos ou livrarmo-nos de...mas é permitir qualquer condição que seja, de ser o que é...e apliquem simplesmente isso a vós próprios, à vossa própria experiência enquanto estão aqui sentados, quando tiverem provavelmente que lidar com negatividade, raiva e coisas que vocês poderam não gostar de forma alguma, que podem estar a surgir e que vocês podem estar a experimentar e pessoalmente a desgostar.

Portanto, em meditação, e num Retiro como estes, é que nós temos esta oportunidade de permitir o medo...pois o medo é muitas das vezes uma emoção que simplesmente rejeitamos ou resistimos. Por isso muitas das vezes nós experimentamos muito medo num sítio como este, que na realidade até é bastante seguro. Não há aqui nada de que ter medo, mas, há terror, medo, ressentimentos e todos os tipos de estados estranhos, negativos que podem surgir na consciência. Portanto, podemos cultivar esta atitude do Amor incondicional, ou Metta, ou Plena Atenção (Sati – Mindfulness). Plena Atenção (Sati - Mindfulness) é permitir seja lá aquilo que fôr, ser o que é... ser a qualidade do que é...se é estúpido ou sem sentido nenhum, sujo, ou perverso, ou seja lá o que fôr. Poderão querer descrever isso, mas se o fizerem estão a tornar a situação mais do que aquilo que realmente é porque estão a julgar de determinada forma. É o que é, a condição começa e acaba. E isto não é demitir ou ignorar a qualidade, mas também não é indulgenciar-se no julgamento da qualidade.