Peregrinações
Artigos 1 - 5 de 42
  [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  [Seguinte]
Temperança de Pedro Teixeira da Mota
O arcano da Temperança é, como a sua designação indica, um convite ou apelo a esta virtude tão enaltecida pela antiguidade clássica e posteriormente pelo Cristianismo mas patente na generalidade das doutrinas morais, filosóficas e religiosas de quase todos os povos. Temperar, equilibrar, harmonizar dentro e fora de nós foi então sugerido por uma jovem que passava um líquido ou a energia de um vaso para outro, com uma transformação qualquer e que, nesta imagem dos Tarots originais, é realizada numa circulação sugerida bem do alto para o baixo, e certamente depois alternando, e mostrando assim que a Temperança tem uma origem celestial ou do nível espiritual e se manifesta depois em vários níveis, planos e chakras, em circulações ascendentes e descendentes.A jovem está sentada com um nimbo bem marcado a envolver a sua cabeça e a sua veste avermelhada é compensada pelos braços verdes que assinalam a harmonização das energias dos dois vasos, os quais podem simbolizar o quente e o frio, o seco e o doce, o coração e o sexo, a razão e os instintos, o feminino e o masculino, a arrogância e a humildade, a coroa e a raiz, a noite e o dia... A Sophrosine da tradição Grega, designada depois Temperantia na tradição Romana, tornou-se no Cristianismo dos primeiros Padres da Igreja uma das quatro virtudes cardeais, ou seja, as que, como gonzos (cardines) fazem girar as portas de entrada ou acesso aos mundos causais, espirituais e Divino. O sentido inicial era sobretudo de autocontrole, saber moderar o fluxo dos instintos, sentimentos e pensamentos, numa vida equilibrada.
Data: 27 Dez 2016
Silence - Melathonin and Meditation de Maria Ferreira da Silva
What effect does Meditation have on the brain? In the silence of Meditation, the pineal gland produces increased quantities of Melathonin. This substance is then used by the brain in the regeneration of cells, and also activates dormant or ‘silent’ areas of the brain. This brings great health benefits: many illnesses can be cured in this way.
Data: 14 Dez 2016
Por fora e por dentro de Ajahn Jayasaro
Cada sociedade vive conflitos de interesse e de pontos de vista, quer internos, quer externos. Os ensinamentos budistas enfatizam, antes de mais, as formas de prevenir os conflitos, e de prevenir a escalada daqueles que já tenham começado. Procuram alcançar isto instruindo as pessoas envolvidas sobre a melhor forma de educarem a conduta, as emoções e de compreenderem a vida. No Budismo, a violência é considerada a reacção menos inteligente num conflito. A violência, quer seja física ou verbal, não cria soluções duradouras aos problemas. Os perpetuadores da violência criam karma pesado com as suas acções, que acabarão por vir a pagar. As vítimas da violência, ou suas famílias, anseiam por vingança. Os ciclos de violência são postos em marcha. A raiz das causas do conflito fica por sarar.
Data: 12 Jul 2016
Ler  Ler
Antero, perscrutando o invisível, pintado segundo os sensíveis olhos do 2º Visconde de Menezes Numa carta a Carlos Cirilo Machado (1865-1919), enviada da Vila do Conde, em 1886, quando o gestionário era um "jovem amigo" de 21 anos, Antero partilha com a perenidade histórica da Tradição Espiritual Portuguesa vários dados que não receberam até hoje a necessária investigação e que tentaremos aqui apenas realçar nas suas sementes quem sabe se já sem poder germinativo de revelação de mais frutos da vivência anímica e espiritual de Antero e dos seus contemporâneos. De Carlos Cirilo Machado, que foi o 2º Visconde de S. Tirso, podemos ler no blogger Phalerae, de José Vicente de Bragança, a quem agradeço (o que estendo também, pela fotografia do amigo de Antero, aos descendentes de D. Maria Gabriel Cirilo Machado de Araújo França Pereira (1929-2006), neta do visconde de Santo Tirso), um resumo biográfico, que abreviei um pouco, e que transcrevo em seguida. Seria interessante ainda sabermos se ele manteve ao longo da vida este interesse e a que resultados e conhecimentos terá chegado...
Data: 03 Abr 2016
O Oásis de Bahariya de Spiritus Site
Longe, muito longe e distante, em pleno deserto egípcio, situa-se o estranho Oásis de Bahariya, no mapa assinalado pelo círculo vermelho. E o quê haveria de especial e de tão secreto nele? "Nada", ou melhor, TUDO! Curiosamente, ele parece ter sido (e aliás foi mesmo!) artificialmente escavado, uma vez que está posicionado em uma estranha depressão, como aliás se pode ver nessa foto. Uma depressão imensa e propositado, muitíssimo bem camuflada, deliberadamente escondida desde épocas imemoriais, longe, muito longe, justamente porque... Precisamente ali, foram recentemente encontradas as mais estranhas tumbas que se conhece, e que por sinal diferem totalmente dos tradicionais padrões egípcios! As misteriosas tumbas de Bahariya guardam certamente imensos e profundíssimos segredos, já que...Ali estão as mais de DEZ MIL (sim, não há qualquer engano: dez mil!) sepulturas de uma estranha e desconhecida raça!
Data: 27 Jun 2015
registos por página