Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Cozinha para Crianças 2ª Parte

de Ana Isabel Marques

em 07 Set 2006

Os vegetais para as crianças, constituem muitas vezes um problema para os pais, pois muitas vezes são muito renitentes em comê-los. Isso obriga a que a mãe, ou a pessoa que cozinha, tenha uma grande imaginação, arranjando processos e formas aliciantes para que as crianças os consumam. Este é um factor bastante importante na alimentação infantil, pois geralmente a criança que consome bastantes vegetais de folha verde não tem tanta apetência por alimentos doce e por açúcares de forma geral.

Cenoura ralada

A cenoura é um alimentos que quase todas as crianças gostam. Pode ralar a cenoura e temperá-la com umas gotas de sumo de limão e uma pitada de sal. Pode ainda em vez do sal usar folhas de shiso, neste caso juntar as folhas de shiso à cenoura ralada e mexer muito bem, depois pode formar bolinhas e servir assim.

Shiso

Normalmente as folhas de shiso vêm juntamente com a ameixa umeboshi. São especialmente boas para temperar o arroz e outros alimentos, como também são boas para temperar outros cereais.
Pode ainda temperar o arroz com ½ chávena de teka, deitando depois chá de 3 anos a ferver por cima. É uma versão bastante interessante.
Pão tostado com molho agre e doce
O pão tostado pode fazer-se numa frigideira sem gordura nenhuma e sem água nenhuma, depois que fica dourado pode barrar com uma pasta feita com tahin, umeboshi e malte de cevada. Não se esqueça que o malte é especialmente bom para as crianças, pois ajuda a que se mantenham calmas.

Sopa cremosa de flocos de aveia

A sopa de flocos de aveia é uma sopa muito agradável para as crianças e também bastante nutritiva. Pode cortar a cebola em meias luas muito finas, ou então em pedaços maiores, depois salteia-se em óleo ou em água. Depois da cebola ficar brilhante juntam-se vários legumes cortados em pedaços pequenos como cenoura, couve, abóbora, etc. a gosto e depois deixa-se saltear juntamente com a cebola durante alguns minutos.
Junta-se uma chávena de flocos de aveia e água suficiente para a sopa, sem no entanto ficar grossa demais, e deixa-se cozinhar até que os vegetais fiquem bem macios. No final tempera-se com num pouco de miso e serve-se com cebolinho picado ou alga nori tostada e cortada em pedacinhos pequenos (ver atrás).
Na sopa também pode usar alga aramé ou alga wakamé. Para isso demolhar a alga em água durante uns 10 minutos, depois pode cozinhar os vegetais e os flocos de aveia num salteado rápido, e depois cobrir tudo com água e juntar a alga. Deixar cozinhar a sopa até que os vegetais fiquem macios, e no final juntar o resto da água.
Há temperos que pode usar na sopa como por exemplo o vinagre de arroz, que tem uma boa qualidade de yin e que é bom usar durante o verão ou no inverno. No entanto, se temperar a sopa com miso ou com shoyu deverá sempre retirar um pouco de água da sopa para uma chávena, desfazer muito bem o miso com uma colher e depois juntar tudo novamente à sopa. Deixar borbulhar suavemente sem deixar ferver durante uns 2 minutos.

Acompanhamento de tofu

O tofu é também um alimento bastante interessante para as crianças, e pode-se cozinhá-lo de formas muito diversas como acompanhamento.
Pode, por exemplo fazer tofu mexido com vinagre de ameixa que fica muito parecido com ovos mexidos.
Pode ainda servi-lo como molho para vegetais salteados, como se fosse uma maionese, juntando bastante vinagre batendo tudo na batedeira de forma a ficar cremoso.

Couve-flor marinada

A couve-flor é um vegetal bastante rijo e se não for cozinhado deverá levar um tratamento de forma a que fique macio e digerível. Assim ferver água temperada com sal e vinagre, depois juntar a couve-flor cura em raminhos, apagar o lume e deixar a couve nesta marinada durante uma hora.

Millet

O millet é um cereal especialmente bom para o sistema nervoso, e por isso bom para acalmar. Pode lavar muito bem o millet em água, e depois tostá-lo numa frigideira. Depois corta-se a cebola e a abóbora em pedaços pequenos e salteia-se num pouco de óleo de sésamo ou em água durante uns minutos. Depois junta-se o millet previamente tostado e água a ferver.(1 chávena de millet para 3 chávenas de água), depois tempera-se com uma pitada de sal, tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar durante 25 a 30 minutos.
O millet é um cereal que também combina muito bem com a abóbora, com a couve-flor, com a cebola e com o alho francês.