Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Nutrição
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.



pág. 1 de 2
Alfazema

de Spiritus Site

em 05 Out 2006

  Dentro de uma selecção de plantas com propriedades medicinais, que podem contribuir para aliviar sintomas, equilibrar psiquicamente e mesmo curar debilidades físicas, escolhemos hoje a Alfazema. Desde tempos imemoriais ao longo das civilizações, o homem fez uso das plantas e elas desempenharam um papel vital na sua sobrevivência.


A botânica de todos tempos

Garcia de Orta (§), médico, (século XVI) considerado o fundador da Medicina Tropical, trouxe da Índia muitas notícias e saberes no uso das plantas e frutos. Praticou medicina na Índia e estabeleceu correlações com a medicina ocidental, na cura natural pelas plantas, num encontro ayurvédico. Na Índia, a Medicina Ayurvédica é das mais antigas da história da humanidade. As plantas e os exercícios corporais são usados para repor o equilíbrio através da energia vital, o prāna.

Também Aristóteles vem a reconhecer o valor medicinal de certa planta que se encontrava em Socotorá. Alexandre Magno nas suas viagens e sucessivas “conquistas”, mandava notícias ao seu mestre. Em Socotorá encontrou uma “droga”, sem a qual determinado remédio não seria eficaz. Aristóteles aconselhou-o a evacuar os próprios habitantes e a enviar gregos para se fixarem e guardarem a bendita planta medicinal. No mundo árabe encontramos o Cânone de Medicina de Avicena baseados nos princípios naturais, que se tornou num dos principais compêndios nas faculdades de medicina no mundo ocidental.

A milenar medicina chinesa no seu complemento do yin e yang passa pelo restabelecimento das energias através dos elementos da natureza para o equilíbrio do corpo e do espírito. Não se encontra também essa sabedoria sobre as plantas e suas curas milagrosas, nos bálsamos que Maria Madalena usou para suavizar os pés de Jesus?

Obviamente a Natureza é parte integrante do planeta e cabe ao homem de hoje, usar o que contínua à sua disposição o melhor possível, assim desde a Antiguidade a Alfazema é uma das mais populares plantas medicinais. Na medicina árabe a Alfazema é utilizada como expectorante, enquanto na tradição europeia é considerada uma planta benéfica para as feridas.
As espécies mais utilizadas medicinalmente são a Lavandula Angustifolia e o L.
Latifolia, sendo o primeiro considerado o rei dos Alfazemas.
De púrpura suave, a Alfazema tem um perfume fresco, natural e limpo. Seu nome deriva do latim lavare (lavar).

É de realçar o seu efeito relaxante ao nível do SNC – sistema nervoso central, em que equilibra o complexo hormonal, sendo óptimo para proporcionar um sono calmo, com efeito positivo ao nível do hipertiroidismo, ou seja tem a capacidade de induzir ao equilíbrio e reduzir a excessiva actividade da tiróide.
Para além da acção relaxante é anti-espamódica, estimulante circulatório, tónico para o sistema nervoso, anti-bacteriana, analgésica, estimula o fluxo biliar, anti séptica, tónico cardíaco, cicatrizante. Como chá, alivia tosses e resfriados.

Cheirar, beber, aplicar tanto como óleo como creme, é o benefício de uma planta medicinal que actua sobretudo ao nível das vias respiratórias. Queimar alguns pés de Alfazema para purificar o ambiente da casa, é uma das formas de ajudar a renovar o ar e a permitir a entrada de mais oxigénio. Obviamente, respirando mais oxigénio desanuvia o organismo, aliviando-o das pressões mentais e pulmonares. São pequenas ajudas que parecem insignificantes, mas eficazes, especialmente no caso desta planta, com características curativas e purificadoras que actua interior e exteriormente nos seres e nos locais.

Banho: um banho perfumado com óleo essencial de Alfazema é um excelente tratamento contra a insónia.
Na Cosmética, como água tónica ajuda a acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e é anti-séptica contra o acne. Protector dermatológico.
Em Aromaterapia é um dos óleos essenciais devido à larga amplitude das suas propriedades curativas.
As Flores, menos potentes que o óleo essencial, são benéficas quando usadas como infusão para o cansaço, dores de cabeça, cólicas e indigestão. Devem ser colhidas no final da floração quando as pétalas começam a secar.
Gargarejo com infusão de flores, alivia a dor de dentes.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®