Nutrição
Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Cozinha para bébés

de Ana Isabel Marques

em 26 Out 2006

Os bebés são crianças muito pequenas e muito yang. Elas estão em pleno desenvolvimento físico, emocional e mental, e por isso necessitam de uma alimentação muito cuidada. Uma alimentação demasiado yang faz com que o seu crescimento não se dê da forma mais correcta, para além disso as crianças ficam demasiado irritadas, choram em demasia e ficam muito instáveis. Uma alimentação demasiado yin, com muitos açúcares, e especialmente açúcares refinados faz com que as defesas do organismo não se desenvolvam, e por isso mais tarde surgirão as alergias, as infecções, doenças contagiosas e outros problemas.

Comida para bebés

Hoje em dia as crianças, na maioria das vezes, nem sequer completaram o seu desenvolvimento físico e já têm doenças que antigamente só os adultos tinham depois dos 30 ou 40 anos, e isso se deve a uma alimentação errada. Os bebés, como já foi dito, estão em pleno desenvolvimento físico, e até o corpo se tornar adulto, toda a alimentação do bebé assim como da criança é extremamente importante. Normalmente os bebés não comem muitos alimentos verdes e por serem muito yang, têm mais necessidade de açúcar.

Papas
As papas para os bebés podem ser feitas a partir dos mais diversos cereais, no entanto o arroz é ainda o melhor. Pode usar-se o arroz, o arroz glutinoso, o arroz misturado com cevada, o arroz misturado com aveia ou ainda o arroz misturado com millet.
Arroz glutinoso
Quando se usa arroz, deve pensar-se sempre num arroz muito brando e facilmente digerível por uma criança pequena. Assim normalmente usa-se 1 medida de arroz para 1 ½ de água. Depois bate-se muito bem no pilão ou no almofariz. Este tipo de arroz é especialmente bom não só para o bebé, mas também para a mãe (§) que está a amamentar.
Introdução da alimentação no bebé.
Quando o bebé chega aos 5 ou 6 meses e começa a comer as papas, pode-se começar por dar creme de arroz. Isto significa que se deve usar 1 medida de arroz para 8 medidas de água. Para crianças mais velhas pode começar a cozinhar o arroz em 4 ou 5 partes de água. É um arroz mais brando e mais suave para as crianças.
O creme de arroz para o bebé pode ser feito durante a noite, pois leva bastante tempo a cozinhar. Coloca-se 1 medida de arroz para 4 ou 5 medidas de água, coloca-se tudo na panela de pressão. Depois coloca-se a panela de pressão sobre a placa difusora no bico mais pequeno do fogão e no mínimo. Pode deixar este arroz ao lume por volta da meia noite e deixar cozinhar muito lentamente até de manhã. Se fizer durante o dia, deve deixar cozinhar na panela de pressão durante no mínimo 2 horas. Não se deve colocar sal nenhum, e se quiser aproveitar o creme para os adultos ao pequeno almoço, juntar um pouco de ameixa umeboshi ou de shoyu. Para o bebé pode juntar malte de cevada ou mel de arroz, que é um sabor que normalmente gostam.

Vegetais
Os vegetais são uma nova etapa na vida do bebé. Nesse caso deve-se escaldar os vegetais e depois picá-los muito fino e misturar ao arroz. Normalmente o bebé aceita muito bem estes vegetais.

Adoçantes
Os adoçantes para os bebés são muito importantes, por isso deverá usar adoçantes de voa qualidade. As papas podem ser adoçadas com mel de arroz, que é o adoçante mais adequado para crianças muito pequenas. A geleia de milho não é muito boa para bebés e por isso não deve ser usada. No entanto deve sempre pensar que não deve exagerar no doce pois isso pode causar problemas na futura constituição da criança.

A alimentação mais yin nos bebés e nas crianças é muito importante para que possam crescer e desenvolver-se saudavelmente. No entanto um yin de má qualidade, como já foi dito atrás, pode gerar problemas de constituição que mais tarde se irão contabilizar em fragilidades do sistema imunitário como alergias, infecções, etc. Por isso é muito importante não exagerar no sabor doce, sem no entanto cair no extremo oposto, ou seja numa alimentação demasiado yang e com demasiado sal. Neste caso é mais fácil detectar quando o erro alimentar está a ser cometido, pois as criança começa a ficar tão irrequieta e irritada, que uma mãe atenta deverá verificar imediatamente o que está a acontecer com a alimentação do bebé.

Arroz cremoso
O arroz cremoso ou o arroz em creme é o melhor alimento para todos os dias. No entanto não se deve exagerar, por ele só deve ser usado ao pequeno almoço, e especialmente se a criança já for mais velha.