Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
A criatividade representa a face nobre do homem, quer seja de uma forma concreta, material, quer subjectiva, subtil através do seu Pensamento. Qualquer forma criativa é arte, e arte é religar a ponte entre a matéria e o Espírito, entre o homem e Deus, podendo a inspiração levar a horizontes cada vez mais alargados, tocando o Infinito…

pág. 1 de 1
Maria no Templo

de Maria

em 21 Jul 2015

  A Academia de Arte de Veneza é uma das relíquias, guardada em magnífico edifício, outrora escola de pintura que, principalmente no Renascimento, albergou alunos notáveis. Originalmente, contém uma luz espiritual que irradia por si só, livremente, para acolher o feliz e digno visitante. É sob esta grata influência que, maravilhados, encontramos passo após passo, sala após sala, imagens das mais belas cores e contrastes, que nos conduzem a dimensões infinitas de criatividade. A admiração e a solenidade fez-nos parar diante de uma das mais transcendentes pinturas daquele que foi indiscutivelmente, grande: Ticiano.


A Arte Sacra, tal relíquia sagrada, é ainda grande inspiradora da contemplação e elevação espiritual, ofertada no altar da vida.

A imagem, já de si, grandiosa, trabalhada por toda a parede de uma sala, envolve-nos candidamente pelo tema da obra, que representa uma passagem da vida de Maria (Mãe de Jesus).

A figura central é uma pequenina criatura de rosto angélico, de entre três a cinco anos de idade, que sobe serenamente as escadas do Templo, onde, no topo, é aguardada pelos Sacerdotes. A candura de Maria tem beleza divina e só um grande mestre como Ticiano, conseguiria retractar tal beatitude num rosto de criança.

O sentido do espaço e da harmonia das figuras que compõem o quadro; personagens vigorosas e terrestres com ideal de perfeição física, protagonizam esta representação de Maria no Templo e concorrem para dar a esta figurinha de anjo (§), uma posição de destaque, que, luzindo dentre a multidão e resolutamente, começa a sua ascensão...

Ticiano realizou, nesta obra, uma harmonia maravilhosa entre a beleza inteligível e a intuição espiritual.
   


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®