Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 4
Caminhando pelos Céus

de Joana Consiglieri

em 14 Out 2015

  (...anterior) Kandinsky também pretendia em «transmutar» o ser humano e a sociedade ocidental, mas através da pintura, reflectindo como sua missão a espiritualidade: «Os visionários, aqueles que têm necessidade de luz» ( Cf. Kandinsky [1991]. Do Espiritual na Arte. p. 31)
17 - “Novo Mundo” encontra-se na terminologia whitmaniana, mas também se encontra este conceito noutros artistas e escritores românticos que queriam criar «novas tábuas» na sociedade, a transmutação de valores (termos de Nietzsche)
18 - Na cultura wauja, o xamã visionário cria desenhos que descrevem o universo conceptual ontológico, desse modo consegue estabelecer a comunicação com as outras entidades, as não-humanas. O cosmo é também representado por sinalizações que determinam a transformação. (Barcelos Neto, A. [2004]. Com os índios Wauja objectos e personagens de uma colecção amazónica. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia)
19 - Cotterell, A. Storm, R. (2007). The Ultimate Encyclopedia of Mythology, p. 383
20 - Kosmos é utilizado com equivalente significado pelo crítico literário norte-americano Moores, quando analisa, na poesia de Whitman, corpo e cosmos como um só, a união. (Cf. Moores. [2006]. Mystical Discourse in Wordsworth and Whitman. A Transatlantic Bridge. Leuven, Paris, Dublin: Peeters)

Exposição patente na Galeria Giefarte em lisboa de 7 de Outubro a 5 de Novembro de 2015
Rua da Arrábida, 54. Telef.: 21 3857731
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®