Sagrados
Sobre o Serviço

de Manuel Cavaco Nunes

em 12 Jul 2023

(...anterior) Não obstante, servir é o método por excelência, a forma de despertar o centro cardíaco; e a obediência é igualmente potente para evocar a resposta dos dois centros da cabeça ao impacto da força da alma e para unificá-los num só campo de reconhecimento da alma. Como os homens compreendem tão pouco a potencialidade dos seus impulsos! Se o impulso para satisfazer o desejo é o estímulo fundamental da vida da forma do homem, também o impulso de servir é igualmente um estímulo fundamental da alma. Este é um dos enunciados mais importantes neste capítulo. Raras vezes é satisfeito. Contudo, sempre se encontram indicações de sua presença, mesmo até entre os seres humanos mais indesejáveis; e é evocado nos momentos cruciais do destino, ou em momentos de premente necessidade e de dificuldade suprema. O coração do homem é são, mas em geral está adormecido.

Servir e obedecer! Eis as palavras de ordem da vida do discípulo. Deturparam estas palavras com propaganda fanática e produziram fórmulas de filosofia e teologia religiosa; mas essas fórmulas velam ao mesmo tempo uma verdade. Foram também apresentadas ao exame dos homens como devoção à personalidade e obediência aos Mestres e aos dirigentes, em vez de serviço e da obediência à alma de todos os homens. Contudo, a verdade emerge constantemente de forma segura e deve inevitavelmente triunfar. Logo que o aspirante no Caminho Probatório tenha obtido a visão dela (por mais ligeira que seja), então a lei do desejo que o governou durante muito tempo, cederá lugar, lenta, mas seguramente, à Lei de Repulsão que, com o tempo, o libertará da escravatura do não-eu. Isto o conduzirá à prática da discriminação e da ausência de paixão (despaixão - imparcialidade) que são características do homem que está no caminho da libertação.

Recordemos, todavia, que um discernimento fundamentado numa determinação de ser livre e uma ausência de paixão - que é a indicação de um coração duro- aprisionarão o aspirante numa concha cristalizada que para um aspirante nessas condições é muito mais difícil romper do que a prisão normal da vida do homem egoísta comum. O desejo espiritual egoísta é muitas vezes o maior pecado dos pretensos esoteristas e deve ser cuidadosamente evitado. Portanto, a pessoa inteligente aplicar-se-á a servir e a obedecer.

Temas de Esoterismo: ‘SOBRE O SERVIÇO’ e ‘A LEI DE REPULSÃO E DO DESEJO’, dois excelentes artigos, que nos foram gentilmente cedidos pelo presado amigo Viriato Dias Gomes- MST. Estes temas são supostamente inspirados nos ensinamentos do Mestre Djwal Khul - O Tibetano. A nossa gratidão.
MCN
Partilhas Teosóficas.