Sagrados
A Missão de Jesus

de Maria

em 09 Abr 2009

(...anterior) Jesus compartilhava, de certo modo, com os seus contemporâneos das esperanças e aspirações enraizadas, poderosamente, em todo um passado histórico e religioso.
Nessa mesma época no Ocidente, que experiência havia de Messias, Profetas ou Avatares? Os Romanos pouco compreendiam das tradições religiosas judaicas, estavam ligados aos seus deuses e tradições e assentavam o seu domínio político no cumprimento das leis, sob a força das armas. Ora, no Ocidente os Romanos foram os primeiros Cristãos, pelo que ajustar estas duas correntes anímicas civilizacionais foi bem difícil, do qual resultou uma amálgama de ideias, de conceitos e, com muitas contradições, à qual se dá o nome de mistérios e dogmas católicos.
Os primeiros Padres da Igreja depois dos Apóstolos, esforçaram-se por introduzir e adaptar a mentalidade e estrutura psíquica e religiosa do mundo Judeu para o mundo Romano, uns com grande engenho, outros mais literalmente. Se por um lado, o Cristianismo se rege pela Bíblia, que era e é o Livro do povo Judeu, por outro, em determinada altura, logo no século I, assumiu uma posição de afronta (e defesa), contra os Judeus e suas Leis, adaptando a vida de Cristo e a sua obra, de acordo com as suas mentalidades e objectivos. Ora, para encontrar a verdadeira essência espiritual da Religião Cristã, temos de ligar-nos à sua base primordial, que é ainda e, acreditando nos Evangelhos, a figura de Jesus, onde o Amor e a Compaixão estão tão patentes na sua vida e nas suas palavras, que se tornaram um arquétipo eterno. Aquele que se transforma e esforça pela perfeição encontra-se um dia perante a Iniciação Crística, que lhe permite entrar através do coração ou do Amor, na essência de Cristo e, com Ele partilhar e permanecer na sua glória. Para o Iniciado ou para o místico, entrar no coração de Jesus é entrar na excelsa beatitude e comungar com Ele na Fonte Divina. Jesus foi um veículo da Vontade de Deus para revelar os propósitos divinos para o mundo, actuando como um Raio de Deus através da Sua palavra. “O Verbo se fez carne”. O Seu Amor fluiu de Jesus para a humanidade, pelo poder do coração com a instituição da Iniciação Crística, ou seja, da abertura do coração ao Amor de Deus e, consequentemente, abrir-se também ao Seu Poder e realizar coisas em Seu Nome.
Era por ser o transmissor dessas verdades que Cristo falava com convicção, força e autoridade. Quem senão um ser convicto e senhor do conhecimento de Deus se atreveria a dizer tais coisas, como a de perdoar os pecados e realizar milagres?

Excerto do capítulo "O Cristianismo e o Judaísmo" da obra "A Eterna Sabedoria".
Publicações Maitreya

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8