Peregrinações
As viagens, quando empreendidas com o sentido de peregrinação contribuem para a elevação de Consciência, e o seu efeito espiritual começa, a partir dos primeiros passos, até ao local, ao objectivo.

Monte Abu

de Queeny Singh

em 14 Ago 2006

O Rajastão, conhecido no mundo inteiro pela sua odisseia no deserto, é também famoso pelo seu Monte Abu, o retiro de férias nas montanhas, repleto de variedade vegetal, árvores coníferas, arbustos cheios de flores e vida animal. Situado a uma altitude de 1219 metros, ele faz parte da cordilheira de Aravali.

Paisagem de Monte AbuUm Oásis no Deserto

Abu é a forma abreviada do seu antigo nome, ar-budha. Esse nome foi mencionado nas antigas escrituras hindus do Vedas e Puranas, em histórias antigas e, também nos contos clássicos dos gregos e romanos. De acordo com os escritos clássicos de Plotomeu (antigo intelectual grego), ar significa montanha e budha significa velho e sábio. É, por isso, que lhe chamam de antiga montanha sábia. O povo também acredita que o Monte Abu é o local de origem dos quatro Agmikula Raijputs: os Paramaras (Pawars), Chauhans, Pariharas (Pratiharas) e Solankis (Chalukyas).

Vários templos de divindades hindus encontram-se nesta estação montanhosa. Dizem que muitos deuses e deusas hindus visitaram Abu. O Senhor Shiva é tão famoso em Abu, como Achleshwar Mahadev. Existem em Abu, desde os tempos medievais, um templo com esse nome. Mahadev é um sufixo comum para Shiva no Rajastão. Se Mahadev é uma divindade masculina, Adhar Devi é considerada a deusa principal desse local. É necessário subir cem degraus para chegar ao ponto onde o templo Adhar Devi está situado. Tanto ele, como Guru Shikhar são os pontos mais altos em Abu. Os templos Shaivite e Dattareya com grutas maravilhosas dentro das cavernas, onde vários sábios vivos sentam aos seus templos e veneram suas divindades preferidas, encontram-se em Guru Shikhar. Até o lago Abu tem uma divindade anexada. A lenda conta que o lago foi criado por uma unha de Deus Indra; é por isso que ele é chamado de Nakhi Talo ) lago da unha). É um local pitoresco e um destino popular dos turistas. Há barcos para passeios no lago.
Voltado para o lago Nakhi encontra-se o templo de Shri Raghunathji, do século XIV, estabelecido por Sant Ramanad, famoso pregador hindu.

A santidade de Abu aumenta mais ainda com as escultuTirthankara Jainaras exóticas, mundialmente conhecidas, nas pedras dos templos Dilwara pertencente aos jains. Esses templos foram reconhecidos pela UNESCO como sítios do património mundial.

Desenhos complexos e maravilhosos de flores esculpidas em pedra dura, traços delicados e janelas de pedra, figuras de pedra com jóias e trajas elaborados apresentam não só a imaginação do artista, como também a habilidade dos artesãos daquela época. Todo o edifício, onde um pedaço não ficou descoberto, parece que foi trabalhado e executado por uma mão divina. Vastupala e Tejpala, dois ministros e comerciantes do século XI da dinastia Chalukya, construíram os templos.

Se a delicadeza do trabalho na pedra de Dilwara o deixa maravilhado, então a força e o aspecto sólido da fortaleza de Achalgarh construída por Rana Kumbha de Mewar o deixará espantado. Os Paramaras construíram a fortaleza de pedra no século XIII. A elevação natural de Abu intensificou a força da fortaleza e tornou-a como um retiro estratégico ideal no tempo de guerra.

Bhils – as tribos marciais da região com trajes coloridos, armados com arco e flecha são outra atracção em Abu. Eles foram imortalizados no folclore pela sua bravura e lealdade para com os chefes locais.

O Museu no Raj Bhawan, no Monte Abu, contém algumas esculturas antigas do antigo estabelecimento de Chandravat, esculturas de bronze dos jains, obras de latão, outros trajes, armaduras e instrumentos musicais do povo antigo.

Durante o século XIX, os ingleses alugaram, de Sirohi darbar, uma parte de Abu para estabelecer um sanatório para as tropas inglesas. Eles adicionaram o prefixo “Monte” a Abu e também estabeleceram Abu como assento da autoridade para a região de Ajmer-Marwar durante os meses quentes de Abril e Outubro. O Agente do Governador Geral e o encarregado da Rajputana moravam na “Residency” um bangalô no estilo de um chalé clássico, em Abu. Também era chamado de “Eagle’s Nest” (Ninho de Águia). Seu local em cima de um rochedo dentado significava essa nomenclatura. Como retiro de verão e assento de actividade administrativa, Abu adquiriu agora algumas variações arquitecturais.