Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Textos Sagrados são os registos que evocam o divino. Neste espaço eles irão testemunhar a reverência espiritual da humanidade, porque asseguraram e continuarão a assegurar, a herança que dirige o rumo da contínua evolução dos seres. A Sabedoria perene e a força espiritual irradiam através dos tempos, sob a égide de Escrituras Sagradas.


pág. 1 de 1
Mangala Sutta

de Spiritus Site

em 24 Ago 2006

  Assim ouvi dizer: Uma vez o Abençoado encontrava-se no Mosteiro de Jetavana, construído pelo abastado mercador Anāthapindika, no bosque de Jeta em Sāvatthi. Então, uma certa Deidade, iluminando todo o bosque de Jeta num esplendor impar, aproximou-se do Abençoado, prestando-lhe Homenagem. Permanecendo em reverência e consideração, dirigiu-se assim em verso ao Abençoado.

261. “Muitos Deuses e Homens meditaram em busca dos auspícios à Prosperidade e Graça Divinas. Mostra-nos os sinais mais auspiciosos”.

262. “Não se associando com tolos nem gente insensata, mas sim com o sábio e aqueles que são dignos de honra e reverência - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

263. “Vivendo num sítio apropriado e tendo cultivado acções meritórias e um caminho integro e correcto - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

264. “Elevada aprendizagem, perfeição, auto-disciplina e clareza sensata no falar - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

265. “Atendendo às necessidades do Pai e da Mãe (§), sendo responsável pelo bem estar da sua Mulher e Filhos e vivendo uma vida saudável - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

266. “Praticando a caridade, seguindo o ensinamento do Dhamma, ajudando a cultivar harmonia nas relações com os outros e mantendo uma conduta limpa - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

267. “Abstendo-se do mal, afastando-se de toda a malícia e refreando-se de intoxicantes, sendo diligente no ensinamento e na prática - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

268. “Com Reverência, Humildade, Contentamento e Gratidão, sabendo ouvir com atenção o ensinamento do Dhamma no momento certo - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

269. “Paciência e Complacência no aceitar os próprios erros e sua voluntária correcção, reconhecendo os Sábios com receptividade e predisposição para discutir os ensinamentos sagrados e religiosos - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

270. “Devoção ardente na Vida Espiritual, inspiração clara sobre as Quatro Nobre Verdades e realização do Nirvana - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

271. “Quando afectado pelas condições do Mundo o seu Coração e Mente se mantêm perfeitamente inabaláveis para além de todo o sofrimento, confusão e necessidade - este é um dos mais nobres e auspiciosos sinais.

272. “Aqueles que cultivam tais auspiciosas virtudes, jamais serão derrotados ou traídos por qualquer mal, indo com Alegria e Confiança a todo o lado - assim são estes os mais nobres e auspiciosos sinais.

Tradução do Inglês de Bhikkhu Dhammiko

Obras consultadas: The Chattha Sangayana CD, property of:
Vipassana Research Institute, Dhammagiri, Igatpuri 422 403 India
Dicionários: ‘PALI-ENGLISH DICTIONARY’ da PALI TEXT SOCIETY de Rhys Davids and Stede
Concise PALI-ENGLISH DICTIONARY de A.P. Buddhadatta Mahāthera
   


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®